‘Dívida Ativa da União': usuários denunciam golpe pelo whatsapp'; veja como se proteger

Mensagens com nomes e CPFs reais dos contribuintes imitam o visual do Gov.BR e induzem ao pagamento imediato do débito

Golpe está sendo aplicado por meio de mensagens falsas no Whastapp

Usuários de redes sociais - como o Whatsapp - devem ficar atentos para se protegerem de um novo golpe. Mensagens falsas sobre uma possível Dívida Ativa na União estão sendo encaminhadas para diversas pessoas. O golpe pode induzir as vítimas a realizar um pagamento indevido, podendo gerar um grande prejuízo.

Para tentar passar credibilidade, os criminosos utilizam nomes e CPFs reais dos contribuintes para criar páginas falsas de cobrança que imitam o visual do Gov.BR e induzem ao pagamento imediato.

A Itatiaia teve acesso à algumas das mensagens enviadas. Todas têm o intuito de criar um senso de urgência, estipulando prazos, ameaça de bloqueio do CPF, Pix ou contas bancárias, além de ofertas de “desconto” para o pagamento imediato.

Mensagens falsas recebidas

A Receita Federal e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) alertam que nenhum dos dois órgãos enviam comunicados por meio de aplicativos de mensagem, como Whatsapp e Telegram. Além disso, não é de praxe encaminharem mensagens com prazos curtos, fora que nenhum órgão solicita pagamento por aplicativos e jamais exigem ações imediatas.

Em caso de dúvida, a orientação é sempre confirmar as informações diferetamente nos canais oficiais. Uma outra dica é ficar de olho em alguns detalhes que confirmam se a mensagem é oficial ou não.

Os perfis fraudulentos reproduzem cores, logos e até assinaturas para simular sites oficiais, mas os endereços utilizados não pertecem ao domínio gov.br - que certifica os sites verdeiros do Governo Federal. Nas mensagens acima, por exemplo, o site termina com o dominínio gov.com.

Leia também

Estudante de jornalismo pela PUC Minas, Júlia Melgaço trabalhou como repórter do caderno de Gerais no jornal Estado de Minas. Também já passou por veículos de rádio e televisão. Na Itatiaia, cobre Minas Gerais, Brasil e Mundo.

Ouvindo...