Depois de dois dias de caos provocados por fortes ventos que atingiram a Grande São Paulo, o Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul da capital paulista, um dos mais movimentados do país, amanheceu nesta sexta-feira (12) com tranquilidade.
No painel de voos no site da Aena Brasil, empresa que administra Congonhas, há, para o dia todo, apenas 4 voos saindo de São Paulo que foram cancelados, sendo um deles da GOL, com destino Belo Horizonte, e 6 voos cancelados que chegariam na capital paulista, sendo dois vindo da capital mineira.
Em nota, a Aena disse que a situação no terminal já foi normalizada e nem cita esses cancelamentos, o que mostra que o motivo não tem mais relação com os fortes ventos que atingiram a Grande São Paulo, por conta da passagem de um ciclone extratropical no sul do Brasil.
Entre quarta (10) e quinta-feira (11), houve 419 cancelamentos de voos, sendo 302 no Aeroporto de Congonhas e 117 no Aeroporto de Guarulhos.
Falta de energia elétrica em SP
De acordo com a concessionária Enel, ainda há cerca de 830 mil clientes sem energia elétrica. Alguns estão há mais de 50 horas sem luz. Por conta de fortes ventos e quedas de árvores, o número de residências sem energia bateu os 2 milhões e 200 mil.
Enel notificada pelo Procon-SP
O Procon-SP notificou a concessionária de distribuição de energia elétrica Enel, que atua na Capital e Região Metropolitana de São Paulo, para que informe, de forma clara, qual a sua estrutura logística e plano de contingência para atender situações emergenciais, como a que impacta o fornecimento de eletricidade há mais de 24 horas, com milhões de consumidores prejudicados.
Considerando manifestações anteriores da empresa, inclusive em publicidade, de que possui milhares de equipes de campo trabalhando, o Procon-SP busca verificar a efetividade desta medida, considerando as manifestações de consumidores que reclamam da demora na retomada do fornecimento de eletricidade, contradizendo a empresa.
Além disso, imagens de garagens da Enel com muitos veículos estacionados, além da constatação de que não há equipes em grande quantidade pelas ruas, motiva a manifestação do Procon-SP, que inclui ainda pedido de esclarecimento sobre, dentre outros, os seguintes pontos:
- Estrutura de atendimento aos consumidores para registro de reclamações (normal e reforçado para atender ao aumento de demanda);
- Plano de contingência e resiliência já mencionados, mas nunca detalhados, para atuação em emergências; ações práticas para atender, emergencialmente, comércios de produtos perecíveis como bares e restaurantes, bem como clientes que necessitam de equipamentos de suporte à vida.
O prazo para a Enel responder às solicitações é de 6 dias.