A Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou, nesta segunda-feira (17), a maior operação da história do estado contra roubo, furto e receptação de celulares. A nova fase da “Operação Rastreio” cumpre 132 mandados em 11 estados, entre eles Minas Gerais, com o objetivo de
A Delegacia de Repressão a Crimes Contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM) conduz a operação, que ocorre simultaneamente no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Alagoas, Pernambuco, Maranhão, Piauí, Pará e Rondônia. A ação tem apoio das Polícias Civis locais e do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
As investigações começaram após a prisão de um criminoso considerado referência no desbloqueio remoto de celulares. A partir da captura, os agentes descobriram uma rede de “clientes” em todos os estados da federação. O criminoso, inclusive, ministrava cursos online ensinando a técnica.
Roubo e desbloqueio de celulares: polícia faz megaoperação em MG, SP, RJ e outros oito estados
— Itatiaia (@itatiaia) November 17, 2025
Clique e leia mais 👇
📽️ Divulgação | Polícia Civil do RJ pic.twitter.com/RbG1hW1FbW
Nesta segunda, os alvos são pessoas que forneciam os aparelhos roubados. A polícia também mira em suspeitos que atuavam na reintrodução dos dispositivos no mercado após o desbloqueio, buscando dar aparência lícita aos bens. Muitos dos endereços são estabelecimentos comerciais como lojas e quiosques.
Conforme a polícia, parte dos criminosos desbloqueava os celulares para acessar dados das vítimas e realizar abertura de contas, acesso a aplicativos de bancos e contração de empréstimos fraudulentos.
A “Operação Rastreio” é iniciativa do PC do Rio de Janeiro para combater toda a cadeia criminosa. As ações contínuas já resultaram na recuperação de mais de 10 mil celulares, com 2.800 devolvidos aos legítimos donos. Mais de 700 criminosos foram presos até o momento.