‘Lula ficou estarrecido com o número de mortos na megaoperação’, diz ministro

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, teve reunião com o presidente nesta manhã (29)

Presidente Lula

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, disse, em entrevista coletiva em Brasília nesta quarta-feira (29), que o presidente Lula (PT) ficou “estarrecido” com a quantidade de mortes na megaoperação contra o Comando Vermelho (CV), realizada no Rio de Janeiro nessa terça-feira (28).

Segundo ele, Lula também ficou surpreso com a falta de informações repassadas ao governo federal sobre a operação. O ministro classificou a ação como “extremamente cruenta e violenta”.

“A responsabilidade da segurança pública é dos governos estaduais. Com a PEC da Segurança Pública queremos inverter essa operação, queremos fazer com que todas as forças colaborem entre si, mudar esse panorama”, destacou ele.

Leia também

Lewandowski informou que o governo colocou à disposição do Rio de Janeiro vagas em presídios federais para alocar os criminosos presos na operação. O ministro também ofereceu homens da Força Nacional e institutos nacionais de perícia para ajudar na identificação dos corpos.

De acordo com o ministro, o governo também pretende se reunir com o governador do Rio, Cláudio Castro (PL), para entender melhor as necessidades do estado após a megaoperação que deixou mais de 100 mortos.

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.
Repórter de política em Brasília, com foco na cobertura dos Três Poderes. É formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) e atuou por três anos na CNN Brasil, onde integrou a equipe de cobertura política na capital federal. Foi finalista do Prêmio de Jornalismo da Confederação Nacional do Transporte (CNT) em 2023.

Ouvindo...