Ouvindo...

‘Lula ficou estarrecido com o número de mortos na megaoperação’, diz ministro

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, teve reunião com o presidente nesta manhã (29)

Presidente Lula

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, disse, em entrevista coletiva em Brasília nesta quarta-feira (29), que o presidente Lula (PT) ficou “estarrecido” com a quantidade de mortes na megaoperação contra o Comando Vermelho (CV), realizada no Rio de Janeiro nessa terça-feira (28).

Segundo ele, Lula também ficou surpreso com a falta de informações repassadas ao governo federal sobre a operação. O ministro classificou a ação como “extremamente cruenta e violenta”.

“A responsabilidade da segurança pública é dos governos estaduais. Com a PEC da Segurança Pública queremos inverter essa operação, queremos fazer com que todas as forças colaborem entre si, mudar esse panorama”, destacou ele.

Leia também

Lewandowski informou que o governo colocou à disposição do Rio de Janeiro vagas em presídios federais para alocar os criminosos presos na operação. O ministro também ofereceu homens da Força Nacional e institutos nacionais de perícia para ajudar na identificação dos corpos.

De acordo com o ministro, o governo também pretende se reunir com o governador do Rio, Cláudio Castro (PL), para entender melhor as necessidades do estado após a megaoperação que deixou 130 mortos.

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.
Repórter de política em Brasília, com foco na cobertura dos Três Poderes. É formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) e atuou por três anos na CNN Brasil, onde integrou a equipe de cobertura política na capital federal. Foi finalista do Prêmio de Jornalismo da Confederação Nacional do Transporte (CNT) em 2023.