O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, disse, em entrevista coletiva em Brasília nesta quarta-feira (29), que o presidente Lula (PT) ficou “estarrecido” com a quantidade de mortes na megaoperação contra o Comando Vermelho (CV),
Segundo ele, Lula também ficou surpreso com a falta de informações repassadas ao governo federal sobre a operação. O ministro classificou a ação como “extremamente cruenta e violenta”.
“A responsabilidade da segurança pública é dos governos estaduais. Com a PEC da Segurança Pública queremos inverter essa operação, queremos fazer com que todas as forças colaborem entre si, mudar esse panorama”, destacou ele.
Lewandowski informou que o governo colocou à disposição do Rio de Janeiro vagas em presídios federais para alocar os criminosos presos na operação. O ministro também ofereceu homens da Força Nacional e institutos nacionais de perícia para ajudar na identificação dos corpos.
De acordo com o ministro, o governo também pretende se reunir com o governador do Rio, Cláudio Castro (PL), para entender melhor as necessidades do estado após a megaoperação