Vídeo: bombeiros e Defesa Civil apontam o que pode ter causado desabamento de casa em BH

Um imóvel de três pavimentos colapsou no bairro Vale do Jatobá, Região do Barreiro, deixando uma pessoa ferida

Imóvel ficou totalmente destruído

Militares do Corpo de Bombeiros e agentes da Defesa Civil Municipal de Belo Horizonte estiveram presentes na Rua Francisco Martins Marques, bairro Vale do Jatobá, na Região do Barreiro, onde uma casa desabou na noite desta terça-feira (6). Um homem de 60 anos que estava no imóvel sofreu ferimentos leves e foi encaminhado ao Hospital João XXIII.

O Corpo de Bombeiros empenhou 22 militares para a ocorrência e, ao chegar no local, identificou a vítima sobre os escombros, o que indica que ela estava no último dos três pavimentos da edificação. As outras duas residências estavam desocupadas no momento do colapso.

Segundo os bombeiros, a suspeita é de que a saturação do terreno tenha causado o desabamento.

“O terreno está bastante saturado por causa das chuvas. No momento não estava chovendo, mas o fato do terreno estar encharcado pode ter propiciado um movimento de massa que causou o colapso. É o risco geológico para o qual estamos em alerta em todo o município”, afirmou o Tenente Hugo.

Marcos Vinícius Vitório Pinto, agente de proteção da Defesa Civil de Belo Horizonte, explicou que o imóvel colapsou por completo e acrescentou que o fato da edificação ter sido construída próxima a um fundo de vale contribuiu para o desabamento. Ele revelou que imóveis vizinhos foram isolados preventivamente.

“O imóvel colapsado foi interditado e os circunvizinhos receberão a notificação de isolamento preventivo até que haja uma nova avaliação da Defesa Civil. À noite a visibilidade fica complicada. Irei retornar amanhã de manhã para uma avaliação complementar nos imóveis”, explicou.

Leia também

Irmão atualiza estado de saúde da vítima

Em entrevista à Itatiaia, Paulo Pereira da Silva, irmão da vítima do desabamento, contou que o familiar passa bem e demonstrou alívio porque os danos foram apenas materiais.

“O levaram (ao hospital) só para fazer uma avaliação. Ele não quebrou nada, não machucou nada. Creio que ele esteja bem. O susto foi tremendo, nós saímos desesperados. Ainda bem que não tinha moradores nos barracões debaixo. Graças a Deus não alugou. Bens materiais a gente corre atrás, o importante é a vida dele”, afirmou.

Defesa Civil isolou três imóveis vizinhos

Em nota, a Defesa Civil informou ter emitido notificações de risco para três imóveis do entorno, que foram submetidos a isolamento parcial e permanecerão nessa condição até a realização de novas vistorias, as quais ocorrerão na manhã desta quarta-feira (7). Leia a nota na íntegra:

“Desabamento de imóvel particular – Vale do Jatobá

A Defesa Civil realizou vistoria de risco e danos em um imóvel particular localizado na Rua José Moreira da Silva, nº 25, no bairro Vale do Jatobá.

No local, foi constatado o desabamento total de uma edificação de três pavimentos, construída em área próxima ao fundo de vale.

Durante a ação, os imóveis vizinhos também foram vistoriados, sendo emitidas notificações de risco para três imóveis do entorno, que foram submetidos a isolamento parcial e permanecerão nessa condição até a realização de novas vistorias.

A Defesa Civil realizará novas vistorias na manhã desta quarta-feira.”

Orientações da Defesa Civil

A orientação da Defesa Civil é redobrar a atenção à saturação do solo e aos sinais de risco, como trincas, inclinação de muros, deslizamentos e possibilidade de desabamentos.

Ao identificar qualquer indício de perigo, a recomendação é sair imediatamente do imóvel e acionar a Defesa Civil pelo telefone 199. Em situações de emergência, o Corpo de Bombeiros deve ser chamado pelo 193.

Sinais de que deslizamentos podem acontecer

  • Trinca nas paredes;
  • Água empoçando no quintal;
  • Portas e janelas emperrando;
  • Rachaduras no solo;
  • Água minando da base do barranco;
  • Inclinação de poste ou árvores;
  • Muros e paredes estufados;
  • Estalos.

Recomendações

  • Não faça cortes muito altos e inclinados nos barrancos;
  • Coloque calha no telhado da sua casa;
  • Conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d’água;
  • Não jogue lixo ou entulho na encosta;
  • Não despeje esgoto nos barrancos;
  • Não faça queimadas.
Repórter policial e investigativo, apresentador do Itatiaia Patrulha.
Maic Costa é jornalista, formado pela UFOP em 2019 e um filho do interior de Minas Gerais. Atuou em diversos veículos, especialmente nas editorias de cidades e esportes, mas com trabalhos também em política, alimentação, cultura e entretenimento. Agraciado com o Prêmio Amagis de Jornalismo, em 2022. Atualmente é repórter de cidades na Itatiaia.

Ouvindo...