Ouvindo...

‘Sem amanhã' : novo livro de Lucíola Macêdo será lançado em novembro; veja detalhes

Em ‘Sem amanhã: cartas fanfics poemas’, psicanalista e poeta mineira fala sobre o desejo e as relações amorosas; lançamento conta com sessões de autógrafos

A psicanalista, escritora e poeta Lucíola Macêdo lança no sábado 1º de novembro, em Belo Horizonte, seu mais novo livro Sem amanhã: cartas fanfics poemas

A psicanalista, escritora e poeta Lucíola Macêdo lança no sábado, 1º de novembro, em Belo Horizonte, seu novo livro ‘Sem amanhã: cartas fanfics poemas', publicado pela editora 7Letras. O evento acontece das 11h às 14h, na Livraria Quixote, com sessão de autógrafos, performance e leitura de poemas da atriz Raquel Pedras.

O título Sem amanhã expressa a diluição dos marcadores de tempo diante da intensidade dos acontecimentos do desejo. Já o subtítulo, cartas, fanfics e poemas, indica o tom de conversação poética e o campo ampliado da literatura proposto pela autora.

A obra é dividida em 12 seções, nomeadas com personagens como Lilia, Tatiana, Veronika, Lílik, Volódenka, Rainer, Sylvia, Ariel, Calibã, Virginia e outros. Em sua maioria, são figuras femininas marcadas por paixões, encontros e desencontros. As histórias se constroem a partir de fragmentos, cartas e correspondências permeadas por poesia e pela impossibilidade do amor pleno.

Psicóloga avalia benefícios dos livros para colorir para a saúde mental

Lucíola revisita e recria as histórias de nomes como Rilke, Maiakóvski, Virginia Woolf, Silvia Plath e Anne Sexton. Esses personagens literários são transportados para os tempos atuais, onde as mensagens curtas e digitais substituem as antigas cartas e bilhetes de amor.

O poeta e crítico Carlito Azevedo, que assina o texto da orelha do livro, afirma que “Anne Sexton, Clarice Lispector, Lacan, Silvia Plath, Maiakóvski, entre outros e outras, são menos citações do que simultaneidades que se expandem em poemas, cartas e fanfics”. Ele descreve a obra como um mergulho nas superfícies — “das tocáveis, das intocáveis, das tocantes” — e vê no livro uma celebração da paixão e do desejo.

‘O Poder do Planejamento': Alisson Moraes lança livro sobre gestão pública no Brasil

Esse é o terceiro livro de poemas de Lucíola Macêdo, que já publicou Soante (Scriptum, 2013) e Balões vítreos (Quixote +Do, 2022). Segundo Azevedo, Sem amanhã reúne o que há de mais “inovador, alegre, potente, triste, coloquial e raro” na poesia da autora.

Outros livros da psicanalista

Entre seus livros estão Soante (2013), Primo Levi, a escrita do trauma (2014, finalista do Prêmio Jabuti), Balões vítreos (2022), Amor e gozo: mais, ainda (2023, em coautoria com Elisa Alvarenga), Primo Levi e a poesia (2025) e Sem amanhã: cartas fanfics poemas (2025).

Serviço: Sessão de autógrafos

Após a sessão das fotos,evento conta com performance da atriz Raquel Pedras.
  • Dia e horário: 1ºde novembro, sábado, das 11h às 14h
  • Local: Livraria Quixote - Rua Fernandes Tourinho, 274, Savassi, Belo Horizonte (MG)
  • Livro pode ser adquirido no site: 7Letras

(Sob supervisão de Aline Campolina)

Leia também

Izabella Gomes é estudante de Jornalismo na PUC Minas e estagiária na Itatiaia. Atua como repórter no jornalismo digital, com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo.