A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) informou, nesta terça-feira (23), que instaurou procedimentos internos para apurar a fuga de quatro detentos do Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) Gameleira, em Belo Horizonte.
Os fugitivos são:
- Ricardo Lopes de Araújo, conhecido como “Dom”, apontado como o líder de uma quadrilha especializada em hackear a Justiça;
- Wanderson Henrique Lucena Salomão;
- Nikolas Henrique de Paiva Silva;
- Júnio Cezar Souza Silva, recapturado na noite dessa segunda-feira (22).
Segundo a Sejusp, os detentos foram desligados do Ceresp Gameleira no último sábado (20) após apresentarem um habeas corpus no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP).
Dom é apontado como o líder de uma quadrilha que pratica fraudes como o bloqueio e desbloqueio de veículos e valores apreendidos pelo Estado, além da inclusão ou retirada de mandados de prisão e alvarás de soltura.
“A ocorrência está sendo apurada administrativamente, e foram instaurados os procedimentos internos cabíveis, além dos encaminhamentos para as investigações no âmbito criminal”, afirmou a Sejusp.
“As forças de segurança atuam de forma integrada na apuração rigorosa dos fatos, com adoção das medidas administrativas e criminais cabíveis, bem como na recaptura dos presos”, acrescentou.
TJMG expediu novos mandados de prisão
A Sejusp informou que o Tribunal de Justiça (TJMG) expediu mandados de prisão contra os quatro indivíduos, que foram classificados como foragidos. Além disso, o órgão confirmou a recaptura de Júnio Cezar Souza Silva na noite dessa segunda-feira.
Em nota, o TJMG afirmou que “todas as ordens fraudulentas foram identificadas menos de 24 horas após expedidas e devidamente canceladas” e “foram adotadas as providências necessárias para a restauração dos mandados prisionais”.
“Os órgãos de segurança estadual e federal foram acionados e não serão medidos esforços para a recaptura dos foragidos, bem como para a rigorosa apuração dos fatos”, acrescentou.
Saiba como denunciar
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública orienta que cidadãos que tenham informações sobre foragidos denunciem por ligação para o número 181, do Disque Denúncia. A chamada é gratuita, e o sigilo é garantido.