Uma operação de fiscalização de trânsito na Avenida João Gomes Cardoso, no bairro Jardim Laguna, em Contagem, terminou em perseguição e disparos na noite desta quarta-feira (24), véspera de Natal. Matheus Gregório Nunes, de 20 anos, foi detido após tentar furar o bloqueio da Polícia Militar conduzindo uma motocicleta com diversas irregularidades, na Região Metropolitana de Belo Horizonte;
De acordo com o registro policial, os militares avistaram uma motocicleta Honda/NX-4 Falcon, de cor preta, circulando sem os espelhos retrovisores e com descarga livre. Ao receber ordem de parada, o condutor desobedeceu e furou o bloqueio policial.
Segundo o boletim de ocorrência, para tentar conter a fuga, a equipe da Polícia Militar efetuou quatro disparos de munição de elastômero (borracha). Mesmo após os disparos, o jovem avançou sobre o canteiro central para tentar acessar o sentido oposto da via, mas perdeu o controle do veículo e caiu. Ele ainda tentou fugir a pé, mas foi alcançado e algemado pelos policiais. Imagens enviadas à Itatiaia mostram o momento dos disparos.
Após perícia e consulta aos sistemas, foram identificaas uma série de infrações cometidas pelo autor. Além de não possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou permissão para dirigir, Matheus apresentava hálito etílico e se recusou a realizar o teste do etilômetro.
Ao todo, foram lavrados 13 autos de infração de trânsito. Entre as irregularidades técnicas e de segurança listadas no boletim, estão:
- Motocicleta sem placa de identificação, sem farol e sem para-lamas traseiro;
- Alteração de característica: o veículo estava pintado de preto, mas constava a cor laranja no sistema;
- Condutor utilizando sandálias de dedo e com a viseira do capacete levantada, além da cinta jugular desafivelada;
- Direção perigosa, incluindo trânsito sobre canteiro central e avanço de sinal de parada.
O jovem sofreu escoriações leves devido à queda, mas recusou atendimento médico imediato. A motocicleta foi apreendida e encaminhada para um pátio credenciado pelo Detran-MG.
Matheus Gregório Nunes recebeu voz de prisão em flagrante por dirigir gerando perigo de dano sem habilitação. Ele assinou um Termo de Compromisso de Comparecimento e deverá se apresentar ao Juizado Especial Criminal de Contagem quando intimado e foi liberado em sequência.