A chuva volta a Minas Gerais a partir deste domingo (23) e deve se estender até terça-feira (25), com instabilidades atingindo diversas regiões do estado justamente no período de retorno do feriadão prolongado. A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que alerta para trechos de pista molhada e menor visibilidade nas rodovias.
A meteorologista Anete Fernandes explicou, nesta sexta-feira (21), que a mudança no tempo ocorre por causa da atuação de uma frente oceânica que, mesmo distante da costa, organiza as áreas de instabilidade sobre grande parte do país.
Embora o domingo tenha previsão de chuva, a sexta-feira (21) e o sábado (22) ainda serão de tempo firme em praticamente todo o estado, com sol e temperaturas elevadas. O cenário vale para Belo Horizonte, interior e também destinos turísticos no feriado, como Guarapari, Região dos Lagos e Rio de Janeiro.
“Sexta e sábado serão tranquilos. Sol em todo o estado”, afirmou Anete. Ela ressalta apenas pequena chance de chuva na divisa com a Bahia, entre Norte, Noroeste e Jequitinhonha.
Leia também:
Feriado tem sol em BH e no litoral, mas rodovias terão chuva na volta no domingo (23) BH amanhece gelada com sensação de 3,5 °C; veja previsão do tempo
No sábado, podem ocorrer pancadas típicas de primavera no fim da tarde em pontos do Noroeste, Triângulo e Sul de Minas.
Domingo será de tempo fechado
A mudança mais clara ocorre no domingo. “Teremos tempo mais fechado no Triângulo, Sul de Minas, Zona da Mata e Campo das Vertentes”, detalhou a meteorologista.
Nas regiões Central, Noroeste, Central Mineira, Metropolitana e Rio Doce, as pancadas devem aparecer principalmente a partir da tarde.
A previsão indica que as instabilidades persistem até terça, acompanhadas de queda nas temperaturas.
Atenção na volta do feriado
Anete reforça que quem está no litoral deve planejar o retorno com cautela. “Quem foi para o litoral de São Paulo ou litoral sul do Rio vai pegar chuva na estrada no domingo. Para quem foi ao Espírito Santo ou ao norte do Rio, a chuva chega de domingo para segunda, mas ao retornar para BH já encontra chuva na Região Metropolitana.”