MG registra queda em homicídios e feminicídios no Carnaval de 2026

Por outro lado, casos de importunação sexual aumentaram em Minas durante a folia, segundo o Observatório de Segurança Pública da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp)

Coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (19) apresenta números do Carnaval

Durante o Carnaval de 2026, Minas Gerais registrou queda ou estabilidade nos principais crimes, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (19) pelas forças de segurança do estado. O levantamento aponta redução em ocorrências como roubo, furto, homicídio e crimes contra a mulher ao longo dos dias de folia.

De acordo com o Observatório de Segurança Pública da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), os roubos de celulares caíram 55,7%, passando de 88 ocorrências em 2025 para 39 em 2026. Já os furtos de celulares tiveram queda de 65,6%, com redução de 1.681 para 579 registros. Os roubos em geral diminuíram 50%, enquanto os furtos caíram 52,9% em todo o estado.

Leia também:

O número de homicídios teve redução de 48,3%, passando de 29 casos no Carnaval de 2025 para 15 neste ano.

Violência contra a mulher

Minas Gerais também apresentou queda nos crimes contra a mulher. Os casos de estupro de vulnerável caíram 41,7%, passando de 48 para 28 registros. Os feminicídios tiveram redução de 25%, com queda de quatro para três casos. Já os registros de estupro diminuíram 19%, passando de 21 para 17 ocorrências.

Leia também

Os casos de importunação sexual aumentaram 33,3% em Minas, saindo de 42 para 56 registros.

Segundo a Sejusp, o crescimento está relacionado à ampliação dos canais de denúncia e às campanhas de conscientização, como a criação da Cabine Rosa, da Polícia Militar, e outras ações voltadas à proteção das mulheres.

Segundo o Governo de Minas, os resultados refletem o reforço do policiamento, o uso de tecnologia e a integração entre as forças de segurança, garantindo um Carnaval mais seguro em todo o estado.

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.
Fabiano Frade é jornalista na Itatiaia e integra a equipe de Agro. Na emissora cobre também as pautas de cidades, economia, comportamento, mobilidade urbana, dentre outros temas. Já passou por várias rádios, TV’s, além de agências de notícias e produtoras de conteúdo.

Ouvindo...