Estudantes de todo o Brasil responderam questões de Ciências da Natureza e Matemática neste domingo (16) no segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em Belo Horizonte, mães relataram expectativa positiva ao esperar pelos filhos nas proximidades da PUC Minas, onde dezenas de estudantes realizaram a prova.
Em entrevista à Itatiaia, Viviane Lopes, mãe de Enzo Lopes, de 15 anos, contou que o filho focou em “tentar o máximo que pudesse, e o resto ia no famoso chutão.” “Ele começou no primeiro ano. É mais assim, adaptar, pegar como que é mesmo o Enem. Chegar mais cedo para ficar tranquilo. Então eu acho que ele deve ir bem”, afirmou.
Ainda no primeiro ano do Ensino Médio, Enzo já tem o curso dos sonhos definido. “Ele quer fazer direito e depois prestar concurso para o Corpo de Bombeiros”, contou a mãe. “Nós vamos lá pra apoiar. Ele quer ser bombeiro, nós vamos apoiar pra ele ser bombeiro”, contou à Itatiaia.
Gabarito ENEM 2025: veja agora as respostas do caderno AZUL do 2º dia Gabarito ENEM 2025: veja agora as respostas do caderno VERDE do 2º dia Gabarito ENEM 2025: veja agora as respostas do caderno AMARELO do 2º dia Gabarito ENEM 2025: veja agora as respostas do caderno CINZA do 2º dia
Já a Cláudia Fernandes Rodrigues, mãe do treineiro David Riquelme, esperou o filho com tranquilidade. “O menino é estudioso demais. Nossa, ele estava animadíssimo pra fazer esse Enem”, afirmou. Ainda conforme Cláudia, Riquelme mira alto e espera cursar TI na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Enem 2025
O segundo dia do
Os portões abriram às 12h e se fecharam às 13h. A aplicação das provas começou às 13h30. A partir das 15h30, os estudantes puderam sair da sala de exame, mas sem o Caderno de Provas.
A prova terminou às 18h30 - meia hora mais cedo em relação ao primeiro domingo. Para sair com o Caderno de Provas, os inscritos devem sair, pelo menos, 30 minutos antes do fim da prova.
No primeiro dia do exame, ocorrido no domingo (9), dos mais de 4,81 milhões inscritos confirmados, 27% faltaram ao primeiro dia de provas. Na ocasião, os estudantes resolveram questões de linguagens e ciências humanas, além da redação, com o tema
O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, a prova tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil.
Por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), os estudantes possuem portas de entradas para diversas faculdades em todo o país.
Além disso, instituições de ensino públicas e privadas também utilizam o Enem para selecionar os estudantes como critério único ou complementar aos processos seletivos. A prova também pode ser usada como forma de ingresso para instituições internacionais, como universidades portuguesas.