Enem 2026 vai avaliar o ensino médio e pode ser aplicado em países do Mercosul

Informações foram divulgadas em coletiva de imprensa realizada neste domingo (16) com o balanço dos dois dias de Enem

Segundo ministro Camilo Sobreira de Santana, Enem 2026 vai avaliar o ensino médio e pode ser aplicado em países do Mercosul

O ministro da Educação, Camilo Santana, participou de coletiva de imprensa após a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 e anunciou algumas novidades que podem ser implementadas já na edição de 2026. Entre as novidades está o uso da prova com avaliação do Ensino Médio.

“A prova do Enem vai valer para avaliação do aluno do terceiro ano do Ensino Médio a partir de 2026. Por que isso? Primeiro que vai ser todo ano. E depois, que o aluno, muitas vezes, para fazer a prova do Saeb e a prova do Enem ficava desmotivado”, relatou Camilo Santana.

De acordo com o ministro, todos os estudos já foram feitos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ele prevê que, com a alteração, os resultados da avaliação sobre o desempenho dos estudantes sejam “mais fidedignos”. O Saeb, citado por Camilo Santana, é um dos principais instrumentos de diagnóstico da educação básica brasileira.

Já a outra proposta anunciada pelo ministro ainda está em fase de análise e consiste na aplicação do exame em países do Mercosul. Com isso, cidades como Buenos Aires, Montevidéu e Assunção poderiam ter locais de prova. A ideia, segundo Camilo Santana, é que tanto brasileiros, quanto estrangeiros possam fazer o Enem.

Taxa de presença de 70% no Enem 2025

O Ministério da Educação divulgou neste domingo o relatório do segundo dia de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025. Nos dois dias de provas, conforme informações do MEC, a taxa de presença foi de aproximadamente 70%, semelhante aos anos anteriores.

A aplicação do exame neste domingo ocorreu sem a ocorrência de episódios graves. Um total de 1.700 candidatos foi eliminado por comportamento inadequado. O número de inscritos teve um aumento de 11% em relação a 2024 e de 38% em comparação com 2022.

O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou cerca de 30% de abstenção, índice semelhante ao de 2024, segundo informou o ministro. Em 2024, a taxa de presença foi de 69,4%.

Camilo Santana celebrou o fato de que a aplicação das provas transcorreu sem “maiores intercorrências”. Ele informou que visitou locais de aplicação para conversar com estudantes sobre suas expectativas e tranquilizar os candidatos.

O ministro lembrou também que os participantes que se sentirem prejudicados por algum motivo poderão solicitar a reaplicação do exame, nos dias 16 e 17 de dezembro. Os pedidos poderão ser feitos entre 17 e 21 de novembro, inclusive por candidatos do Paraná afetados no primeiro dia de provas.

O balanço apresentado aponta ainda que cerca de 1.800 candidatos foram eliminados por diversas irregularidades.

No Pará, em razão da realização da COP 30, os exames ocorrerão em novas datas: 30 de novembro e 7 de dezembro, nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba.

Em 2025, o Enem contou com 5 milhões de inscritos, 585 mil colaboradores e estrutura distribuída em 1.805 municípios. Ao todo, foram mais de 12 mil locais e 165 mil salas de prova. O exame também manteve a certificação do ensino médio, com cerca de 100 mil inscritos que concluíram essa etapa de ensino.

Entre as novidades deste ano estão a pré-inscrição para estudantes do terceiro ano do ensino médio, o uso de detectores de metais em todas as salas e o aumento no número de fiscais e aplicadores. O exame também testou um novo formato de questões agrupadas, chamado “test-let”.

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Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas
Aline Pessanha é jornalista, com Pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela FACHA - RJ. Possui passagem pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, como repórter de TV e de rádio, além de ter sido repórter na Inter TV, afiliada da Rede Globo.

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