Enem 2025 terá gabarito divulgado na quinta (20) e mudanças previstas para 2026

Camilo Santana anuncia que exame servirá também para avaliação do ensino médio e poderá ser aplicado em países do Mercosul

Coletiva de imprensa sobre o ENEM 2025

O gabarito oficial do segundo dia do Enem 2025 será divulgado na próxima quinta-feira (20), informou o ministro da Educação, Camilo Santana, neste domingo (16), em coletiva no Inep, em Brasília. O resultado final está previsto para janeiro de 2026.

Na mesma ocasião, o ministro antecipou mudanças importantes para o exame a partir do próximo ano. O Enem 2026 servirá também como instrumento de avaliação do ensino médio, abrangendo os alunos do terceiro ano. Além disso, o MEC estuda aplica a prova em português em capitais de países do Mercosul, como Buenos Aires (Argentina), Montevidéu (Uruguai) e Assunção (Paraguai).

O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou cerca de 30% de abstenção, índice semelhante ao de 2024, segundo informou o ministro. Os dados preliminares, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), indicam que aproximadamente 70% dos inscritos compareceram tanto no primeiro quanto no segundo dia de aplicação. Em 2024, a taxa de presença era de 69,4%.

Camilo Santana celebrou o fato de que a aplicação das provas transcorreu sem “maiores intercorrências”. Ele informou que visitou locais de aplicação para conversar com estudantes sobre suas expectativas e tranquilizar os candidatos.

O ministro lembrou também que os participantes que se sentirem prejudicados por algum motivo poderão solicitar a reaplicação do exame, nos dias 16 e 17 de dezembro. Os pedidos poderão ser feitos entre 17 e 21 de novembro, inclusive por candidatos do Paraná afetados no primeiro dia de provas.

O balanço apresentado aponta ainda que cerca de 1.800 candidatos foram eliminados por diversas irregularidades.

No Pará, em razão da realização da COP 30, os exames ocorrerão em novas datas: 30 de novembro e 7 de dezembro, nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba.

Em 2025, o Enem contou com 5 milhões de inscritos, 585 mil colaboradores e estrutura distribuída em 1.805 municípios. Ao todo, foram mais de 12 mil locais e 165 mil salas de prova. O exame também manteve a certificação do ensino médio, com cerca de 100 mil inscritos que concluíram essa etapa de ensino.

Entre as novidades deste ano estão a pré-inscrição para estudantes do terceiro ano do ensino médio, o uso de detectores de metais em todas as salas e o aumento no número de fiscais e aplicadores. O exame também testou um novo formato de questões agrupadas, chamado “test-let”.

Leia também

Perspectivas para 2026

Camilo Santana anunciou que, a partir de 2026, o Enem passará a valer também como instrumento de avaliação nacional do ensino médio, modificando a aplicação separada do Saeb para alunos do terceiro ano. Segundo o ministro, a medida deve gerar resultados “mais fidedignos” sobre o desempenho dos estudantes, já que o Enem é o exame em que eles mais se concentram e se dedicam.

O MEC também estuda aplicar a prova do Enem nos países do Mercosul: Buenos Aires (Argentina), Montevidéu (Uruguai) e Assunção (Paraguai), já em 2026. O exame seria aplicado em português, mas a condição ainda está em estudos de previsões ao longo do próximo ano.

Aline Pessanha é jornalista, com Pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela FACHA - RJ. Possui passagem pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, como repórter de TV e de rádio, além de ter sido repórter na Inter TV, afiliada da Rede Globo.

Ouvindo...