Começa nesta segunda-feira (2) a nova etapa de inscrições para o Passe Livre Estudantil 2026, destinada aos estudantes que vão solicitar o benefício pela primeira vez. Podem participar alunos do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) matriculados em escolas de Belo Horizonte.
Segundo a diretora de Políticas para as Juventudes da Prefeitura de Belo Horizonte, Laura Costa, a inscrição é totalmente digital. “A inscrição é 100% digital pelo site Passe Estudantil PBH. Se tiver alguma dúvida, a nossa equipe do Passe Livre Estudantil também está presente no RJ, que fica na rua Guaicurus, 50.”
Sobre a documentação necessária, ela explica: “Os documentos são muito simples: comprovante de residência, comprovante de matrícula, CPF e RG. Se for um estudante abaixo de 16 anos, é importante frisar a necessidade do CPF do pai ou do responsável.”
De acordo com Laura Costa, o benefício é voltado a estudantes da rede pública e do EJA. “Para estudantes de escolas particulares, é necessário ter 100% de bolsa.”
Ainda segundo a diretora, um dos principais critérios é a distância entre casa e escola. “O principal critério é estudar a mais de um quilômetro da residência até a escola.” Ela também esclareceu como funciona o benefício: “Hoje ele é 100% passe estudantil e cobre todo o trajeto. Não importa quantos ônibus o estudante precise utilizar, a tarifa é totalmente coberta.”
As inscrições já estão abertas. “As inscrições vão até março, então temos um período interessante, inclusive depois do Carnaval. Mas é importante não deixar para a última hora e garantir o benefício”, reforçou.