Um homem de 35 anos morreu após ser surpreendido por uma cabeça d'água na Serra do Cipó, em Santana do Riacho, em Minas Gerais, nesse sábado (21). Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima praticava rapel com um grupo, quando ocorreu o aumento do fluxo da água na queda da cachoeira.
De acordo com os militares, “as características desse fenômeno se assemelham a uma a cabeça d'água, que consiste em uma subida rápida e violenta do nível de água em rios e cachoeiras provocada por chuvas de cabeceira.”
Devido à força da água, o homem, que é natural de Belo Horizonte, caiu da rota de rapel entre as pedras da cachoeira já sem vida.
Ao chegar ao local, testemunhas não estavam mais presentes. A equipe foi recebida por um popular, que conduziu a guarnição até a equipe da Polícia Militar que já atuava na ocorrência. Juntamente com os policiais, os bombeiros percorreram a trilha de acesso até o ponto indicado.
A vítima foi encontrada no meio de algumas pedras, trajando roupa de neoprene e portando equipamentos de escalada. “Por causa da inviabilidade de acesso ao local por parte da perícia técnica e do veículo de remoção, os bombeiros realizaram o deslocamento do corpo até a Unidade Básica de Saúde Teobaldo Inácio da Silva”, destacou a corporação, que deixou o corpo da vítima aos cuidados do médico plantonista para trabalhos de praxe.