Homem é preso suspeito de abusar a enteada e a filha em Vespasiano, na Grande BH

Investigações tramitam em dois inquéritos policiais separados, e denúncias ainda são apuradas pela Polícia Civil

Homem é preso suspeito de abusar a enteada e a filha em Vespasiano, na Grande BH

Um homem, de 42 anos, foi preso nessa segunda-feira (17) acusado de estupro de vulnerável em Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. As vítimas são enteada, de 14, e filha, de 4, do suspeito.

O mandado de prisão preventiva foi cumprido pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) após autorização judicial. O investigado foi levado para a Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher em Vespasiano.

Segundo a delegada Nicole Perim, os crimes tramitam em dois inquéritos separados. A primeira investigação é sobre os abusos contra a enteada, que chegaram ao conhecimento das autoridades após denúncia realizada no Conselho Tutelar em novembro de 2024.

Aos conselheiros, a menina relatou que era abusada há cerca de dois anos. Os estupros eram cometidos pelo padrasto, quando a mãe saía para ir à igreja ou trabalhar.

A Justiça autorizou uma medida protetiva para a mãe e a vítima. No entanto, a filha do suspeito com a mulher continuou mantendo contato com ele e relatou, em marco deste ano, que também era violentada.

A delegada informou que a mãe ficou “muito surpresa” com as denúncias. “Ela falou que eles tinham um relacionamento muito bom, muito tranquilo e que ele era um marido muito tranquilo. Ela realmente se mostrou muito surpresa e muito assustada”, disse.

Delegada pede atenção às famílias

Segundo Nicole Perim, mais de 87% dos estupros de vulnerável acontecem na casa das vítimas. Geralmente, são praticados por pessoas de confiança da família.

Por isso, a delega reforçou a importância de que as crianças sejam bem orientadas. Além disso, ressaltou que os responsáveis acreditem quando as vítimas relatarem qualquer tipo de abuso. “É muito difícil uma criança mentir em relação a um abuso sexual infantil”, afirmou.

Saiba como denunciar

Denúncia de abusos podem ser registradas presencialmente em uma unidade policial ou denunciados via disques 100 e 181. A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) garante anonimato e sigilo aos denunciantes. Em casos de emergências, os números a serem acionados são o 190 (Polícia Militar), 193 (Corpo de Bombeiros) e 197 (Polícia Civil).

Leia também

Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia, escreve para Cidades, Brasil e Mundo. Apaixonado por boas histórias e música brasileira.
Formado em jornalismo pela PUC Minas, foi produtor do Itatiaia Patrulha e hoje é repórter policial e de cidades na Itatiaia. Também passou pelo caderno de política e economia do Jornal Estado de Minas.

Ouvindo...