Grande BH: PC prende pintor acusado de abusar de crianças em creche clandestina

Vítimas tinham entre 1 ano e 11 meses e 8 anos na época dos crimes; investigação apura violência contra outras crianças

Momento após pintor ser preso em sua casa, em Vespasiano, na Grande BH

A Polícia Civil (PC) prendeu, na quarta-feira (19), um pintor de 57 anos, investigado por abusar sexualmente de pelo menos quatro crianças em creche clandestina na cidade de Vespasiano, na Grande BH. As vítimas identificadas até o momento são três meninas, com idades entre 4 e 8 anos, e um menino de 1 ano e 11 meses.

Em coletiva realizada nesta segunda-feira (24), no Departamento Estadual de Investigação, Orientação e Proteção à Família (Defam), no bairro Barro Preto, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, a delegada Nicole Perim contou que o homem é companheiro de uma mulher que possui uma creche clandestina na cidade, onde cuida de 13 a 15 crianças.

A Itatiaia omitirá alguns detalhes repassados do abuso, por se tratar de situações altamente sensíveis.

Leia também

Segundo a delegada, quatro mães procuraram a delegacia para relatar os abusos. O primeiro deles foi contra uma menina de 7 anos, a qual o autor passou a mão em suas partes íntimas.

Outras duas vítimas foram irmãs, de 4 e 8 anos. A mais velha contou à mãe que há cerca de três meses o homem a colocou no colo, brincando de fazer cosquinha, e que nesse momento, passou a mão em suas partes íntimas. Apesar do relato do episódio, a mulher achou que tivesse sido algum acidente ou brincadeira e não levou os fatos adiante.

Porém, a menina de 4 anos relatou, posteriormente, que ele fez o mesmo com ela e ainda relatou ter visto abusos contra um bebê de 1 ano e 11 meses.

Como se tratava de uma casa simples, em um local também simples, não havia câmeras de monitoramento ou algum outro dispositivo de segurança no local.

Nicole Perim afirmou que há investigações abertas que apuram abusos cometidos pelo homem contra outras duas vítimas.

Acusado e esposa negam

Ao ser preso, o homem, que não tem passagens pelo polícia, decidiu ficar calado, apenas dizendo ser inocente. Sua esposa também negou os fatos, alegando que em momento nenhum o pintor ficou sozinho com as crianças.

Porém, todas as testemunhas ouvidas relataram que ele ficava sozinho com as crianças pelo fato de ser trabalhador autônomo e, inclusive, quando a mulher saía para levar os alunos para a escola.

No momento da prisão, outras duas crianças estavam na creche com o homem.

Ele será indiciado por estupro de vulnerável. A delegada ressaltou a importância de que os pais acreditem nas crianças.

“É importante que os pais, não só ficarem atentos quanto ao local onde eles deixam os seus filhos, mas também conversar e ter um diálogo sempre aberto com as crianças. Orientar e estar vigilantes. Provavelmente, se essa mãe tivesse acreditado no primeiro relato da filhinha mais velha, a menor não teria passado por isso.

O que a gente pede é que os pais sempre acreditem nas vítimas, nas crianças e procurem imediatamente a polícia. Basta a mera suspeita para levar o fato para a polícia, porque vamos investigar e chegar à autoria e materialidade dos delitos”, reforçou.

Formado em jornalismo pela PUC Minas, foi produtor do Itatiaia Patrulha e hoje é repórter policial e de cidades na Itatiaia. Também passou pelo caderno de política e economia do Jornal Estado de Minas.
Maic Costa é jornalista, formado pela UFOP em 2019 e um filho do interior de Minas Gerais. Atuou em diversos veículos, especialmente nas editorias de cidades e esportes, mas com trabalhos também em política, alimentação, cultura e entretenimento. Agraciado com o Prêmio Amagis de Jornalismo, em 2022. Atualmente é repórter de cidades na Itatiaia.

Ouvindo...