Filha de paciente se revolta e agride duas funcionárias de posto de saúde em BH

Ocorrência aconteceu no Centro de Saúde Heliópolis, na Região Norte de Belo Horizonte, na noite dessa terça-feira (18)

Centro de Saúde em Belo Horizonte

Uma mulher, de 38 anos, agrediu, na noite dessa terça-feira (18), duas funcionárias do Centro de Saúde Heliópolis, na Região Norte de Belo Horizonte.

Segundo o boletim de ocorrência, a suspeita chegou na unidade e perguntou sobre uma troca de sonda do pai dela, que estava acamado em casa e precisava de atendimento médico.

Uma enfermeira, de 29 anos, disse que não sabia informar, mas que iria resolver o problema. A filha do paciente a xingou e disse que iria “dar um tiro na cabeça de todo mundo”, conforme o registro da Guarda Civil Municipal (GCM).

Depois, a mulher agrediu a funcionária com empurrões e tentou bater no rosto dela. Uma recepcionista, de 25 anos, interferiu na situação e também foi empurrada.

Em relato aos agentes da GCM, a suspeita alegou que perdeu a cabeça após tentar por várias vezes resolver o problema do atendimento do seu pai.

As três envolvidas no incidente foram ouvidas na delegacia. A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informou, em nota, que foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por agressão.

A agressora assinou um termo de compromisso e foi liberada. Ela se comprometeu a comparecer perante o Juizado Especial Criminal do município.

Secretaria de saúde se posiciona

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) de Belo Horizonte negou que houve falta de assistência ou falha no fluxo de atendimento ao pai da suspeita. Além disso, informou que o procedimento da troca de sonda já foi realizado.

“A família chegou ao CS com o pedido de troca da sonda e foi informada que o paciente precisava ser encaminhado para uma UPA para o procedimento e posterior realização de radiografia. A equipe acionou uma ambulância para levar o usuário até a UPA. Mas nesse intervalo, a filha agrediu duas profissionais do centro de saúde Heliópolis”, diz o órgão em nota.

A SMSA reforçou que mantém equipes da Guarda Civil Municipal e da Patrulha SUS em unidades de saúde para garantir a segurança de usuários e trabalhadores.

Leia também

Formado em jornalismo pela PUC Minas, foi produtor do Itatiaia Patrulha e hoje é repórter policial e de cidades na Itatiaia. Também passou pelo caderno de política e economia do Jornal Estado de Minas.
Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia, escreve para Cidades, Brasil e Mundo. Apaixonado por boas histórias e música brasileira.

Ouvindo...