Família pede respostas após morte de homem que tentou fugir de abordagem da PM em Vespasiano

Maike Ferreira Alves, suspeito de tráfico de drogas, caiu de um muro durante a tentativa de fuga e chegou morto na UPA de São José da Lapa

Imagens de populares registraram o momento da abordagem policial

Familiares pedem respostas das autoridades após um homem morrer na noite dessa segunda-feira (16) após tentar fugir de uma abordagem da Polícia Militar (PMMG) no bairro Gávea II, em Vespasiano, na Grande BH.

O indivíduo foi identificado como Maike Ferreira Alves, de 28 anos. Ele, que estava em prisão domiciliar e tem passagens por tráfico de drogas, era suspeito de cometer o mesmo crime.

Segundo o boletim de ocorrência, o homem tentou se livrar de um pacote e fugiu ao perceber a aproximação dos policiais. Durante a tentativa de fuga, ele pulou um muro, feriu-se e foi capturado.

Após a captura, a PMMG afirmou que recolheu um pacote contendo cerca de 50 microtubos com substância análoga a cocaína e uma porção de substância análoga a maconha.

Homem chegou morto na UPA

No boletim de ocorrência, a Polícia Militar escreveu que os militares conversaram com Maike dentro da viatura e ele “respondeu prontamente que estava bem”.

“Não foi utilizado qualquer meio de força ou empregado qualquer instrumento além das algemas, necessárias para a contenção do autor que já havia tentado evadir”, escreveu a corporação no registro.

Por conta dos machucados, os policiais o levaram para receber atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São José da Lapa.

No entanto, Maike chegou morto na UPA. O óbito foi confirmado pelo médico da unidade. Depois, o corpo foi levado ao Instituto Médico-Legal (IML) de Belo Horizonte.

Em entrevista à Itatiaia, familiares afirmaram querer saber o que ocorreu durante o trajeto entre a captura e o atendimento médico. Além disso, os parentes alegaram que o homem não estava com drogas.

A Polícia Civil (PCMG) informou que investiga o caso e “aguarda a conclusão dos laudos periciais, que irão determinar a causa e as circunstâncias da morte”.

PMMG se posiciona

Em nota, a PMMG afirmou que instaurou um procedimento apuratório e acompanha o caso. Abaixo, confira o posicionamento na íntegra:

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) informa que, na data de 16 de fevereiro de 2026, foi acionada para registro de ocorrência de tráfico ilícito de drogas no bairro Gávea II, no município de Vespasiano. Durante a ação policial, o autor tentou evadir-se da abordagem policiais, pulando muros e vindo a cair.

O indivíduo foi socorrido pela guarnição à unidade de saúde próximo à região.

No local da abordagem foram apreendidos vasta quantidade de drogas, um aparelho celular e quantia em dinheiro, dispensados pelo suspeito durante a fuga.

A PMMG informa, ainda, que instaurou procedimento apuratório e acompanha o caso”.

Leia também

Repórter no portal da Itatiaia. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Amanda Antunes cursou jornalismo no Unileste (Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais), com graduação concluída na Faculdade Estácio, em Belo Horizonte. Em 2009, começou a estagiar na Rádio Itatiaia do Vale do Aço, fazendo a cobertura de cidades. Em 2012, chegou à Itatiaia Belo Horizonte. Na rádio de Minas, faz parte do time de cobertura policial - sua grande paixão - e integra a equipe do programa ‘Observatório Feminino’.

Ouvindo...