O fim do Carnaval, nesta terça-feira (17), também marca a chegada da Quaresma, que se inicia oficialmente na Quarta-Feira de Cinzas. O período, de 40 dias, é um evento importante no calendário cristão, especialmente para a tradição católica.
Para os fiéis, a Quaresma é marcada por jejum, reflexão, oração e preparação para a Páscoa, a principal celebração da fé cristã, que comemora a ressurreição de Jesus Cristo.
A duração da Quaresma remete aos 40 dias em que Jesus passou no deserto em jejum, segundo os evangelhos. Na prática, muitos cristãos aproveitam esse período para fazer abstinência de certos alimentos ou hábitos, aprofundar a vida de oração e dedicar-se mais a ações de caridade e reflexão interior.
Até quando irá a Quaresma?
Em 2026, a Quaresma começa nesta quarta-feira (18) e se estende até a Quinta-Feira Santa, no dia 2 de abril de 2026. O fim do período é marcado pela celebração da Missa da Santa Ceia, conhecida como “Missa de Lava-Pés”.
Depois da Quaresma acontecem a Sexta-Feira da Paixão (3 de abril), Sábado de Aleluia (4 de abril) e, por fim, o Domingo de Páscoa, que será celebrado no dia 5 de abril.
Por que as datas da Quaresma mudam todos os anos?
Ao contrário de datas fixas, como o Natal em 25 de dezembro, a Quaresma não ocorre no mesmo dia todos os anos. Isso acontece porque seu calendário acompanha o da Páscoa, que também é uma data móvel.
A Páscoa é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre depois do início da primavera no hemisfério norte (equivalente ao equinócio de março no calendário cristão). Por isso, o domingo de Páscoa pode variar entre 22 de março e 25 de abril.
Como a Quaresma sempre começa 40 dias antes da Páscoa (sem contar os domingos), suas datas também mudam conforme o calendário lunar e o ano em questão.