O que pode e não pode fazer na Quaresma? Saiba mais sobre a tradição da Igreja Católica

Período de devoção é marcado por caridade e penitência para que os fiéis se preparem espiritualmente para a celebração da Páscoa

Período da Quaresma começa na Quarta-feira de Cinzas, com tradições da Igreja Católica

A Quarta-feira de Cinzas, que neste ano cai em 17 de fevereiro, é data que, ao mesmo tempo, marca o fim do Carnaval e o início da Quaresma - período de 40 dias que antecede a comemoração da Páscoa. O dia é entendido pela Igreja Católica como o início de um período de devoção, marcado por caridade e penitência.

A tradição da data, que carrega um enorme simbolismo, surgiu por volta do século XI. No dia é realizado uma missa seguida da cerimônia sacramental de imposição de cinzas sobre os fiéis, que representa a vontade de cada um em manter-se no caminho correto do cristianismo.

Para conseguir se dedicar a Quaresma - que é vista como um tempo de reflexão, oração e caridade - a Igreja Católica destaca as práticas penitenciais (jejum, oração e esmola), para que os fiéis se preparem espiritualmente para a celebração da Páscoa, considerada o ápice do ano litúrgico.

Leia mais:

Muitas vezes, sacrifícios pessoais são colocados em prática durante os 40 dias, como deixar de comer carne vermelha às sextas-ferias ou renunciar algum hábico específico neste período. Mas o que pode ou não pode durante a Quaresma?

Permitido:

  • Jejum e abstinência;
  • Oração;
  • Caridade e obras de misericórdia;
  • Serviço voluntário - incluindo ajuda aos necessitados e visitas e doentes e presos;
  • Reflexão e meditação.

Recomendações:

A Igreja Católia não disponibiliza uma cartilha expressa de proibições, mas algumas recomendações como:

  • Não comer carne vermelha;
  • Excessos em todas os aspectos da vida como alimentação, financeiro e outros;
  • Práticas pecaminosas.

Outra dúvida que surge em todo Carnaval é se a Quarta-feira de Cinzas é feriado. A data não é considerada um feriado nacional, visto que não existe nenhuma lei que determine isso.

Segundo o calendário do governo federal, o dia é considerado ponto facultativo até as 14h. Mas, na prática, a classificação da data depende de leis municipais específicas ou de acordos em empresa.

Leia também

Estudante de jornalismo pela PUC Minas, Júlia Melgaço trabalhou como repórter do caderno de Gerais no jornal Estado de Minas. Também já passou por veículos de rádio e televisão. Na Itatiaia, cobre Minas Gerais, Brasil e Mundo.

Ouvindo...