Um dique de uma mina da Vale em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais,
Segundo a mineradora, um dique é um dos vários tipos de “estruturas geotécnicas”, termo que também se refere a barragens, aterros, estruturas de armazenamento de rejeitos (EAR) e outros.
A empresa explicou que diques são estruturas acessórias utilizadas para auxiliar na formação do reservatório de barragens, as quais podem ter nenhum, um ou mais dessas construções.
“Algumas barragens possuem diques de sela, construídos em selas topográficas, com o objetivo de auxiliar na formação do reservatório. Também podem existir diques internos, estruturas construídas dentro do reservatório, com o objetivo de aumentar a capacidade de armazenamento da barragem”, explicou um texto publicado no site da Vale.
Barragens são descritas pela mineradora como um tipo de estrutura de armazenamento de rejeitos construída para fins de contenção ou acumulação de substâncias.
Rompimento de dique
Em nota, a Vale informou que durante a madrugada houve um “extravasamento de água com sedimentos” de uma cava da mina de Fábrica, em Ouro Preto.
“O fluxo alcançou algumas áreas de uma empresa. Pessoas e a comunidade da região não foram afetadas”, afirmou a mineradora. As substâncias que vazaram atingiram áreas da CSN Mineração.
- Leia mais:
Vale se pronuncia após rompimento de dique entre Congonhas e Ouro Preto; causas são apuradas
A CSN Mineração confirmou que a ocorrência alagou áreas na Unidade Pires, em Ouro Preto, “incluindo o Almoxarifado, acessos internos, oficinas mecânicas, área de embarque entre outras áreas e atividades”.
“Importante ressaltar que todas as estruturas de contenção de sedimentos da CSN Mineração estão operando normalmente”, afirmou.
“A CSN Mineração informa que, desde o primeiro momento, acompanha a situação de forma permanente e que as autoridades competentes já foram comunicadas”, acrescentou.
O dique está mais próximo ao centro urbano de Congonhas, mas fica no território do município de Ouro Preto.
Assista abaixo às imagens após o incidente:
A Prefeitura de Ouro Preto informou em nota que a Defesa Civil e a Secretaria de Segurança e Trânsito foram notificadas e se deslocam ao local na tarde deste domingo. A ocorrência aconteceu em uma área rural descrita como “distante tanto da sede quanto dos distritos”.