Duas regionais de BH já superam média de chuva prevista para fevereiro

Centro-Sul e Leste ultrapassaram o volume esperado para todo o mês; Defesa Civil mantém alerta para risco de deslizamentos

Em apenas uma semana, duas regionais de Belo Horizonte já ultrapassaram a média de chuva esperada para todo o mês. Na regional Centro-Sul, o volume acumulado chegou a 188 milímetros, o que representa cerca de 105% do previsto para fevereiro.

Já na regional Leste, foram registrados aproximadamente 183 milímetros, o equivalente a 103% da média mensal.

Diante do volume elevado de chuva nas últimas horas e da previsão de novas precipitações, a Defesa Civil de Belo Horizonte alerta para risco forte de deslizamentos e desabamentos nas regionais Barreiro, Noroeste e Leste.

O risco é considerado moderado nas regionais Oeste e Centro-Sul, pelo menos até esta terça-feira.

Chuva deve diminuir no Carnaval

Para os próximos dias, especialmente no período que antecede o Carnaval, a tendência é de redução das chuvas contínuas.

Segundo o subsecretário de Proteção e Defesa Civil de BH, Elcione Menezes Alves, o padrão deve mudar para a chamada chuva típica de verão, que ocorre de forma isolada, geralmente no fim da tarde, com pancadas mais intensas, porém rápidas.

“A tendência é de diminuição tanto do volume quanto da frequência das chuvas. Mesmo assim, durante o Carnaval, ainda podemos ter pancadas isoladas e, em alguns momentos, chuvas fortes”, explicou.

Apesar da previsão de melhora, Menezes reforça que a população deve manter atenção redobrada.

“Belo Horizonte teve um janeiro e início de fevereiro muito chuvosos. Mesmo que haja períodos de estiagem, o solo segue encharcado, o que mantém o risco de deslizamentos, principalmente em áreas de encosta”, alertou.

Orientação aos foliões

A Defesa Civil orienta moradores e foliões a acompanharem os alertas oficiais, especialmente quem vai trabalhar ou participar de blocos de rua nos próximos dias. Os avisos são enviados em tempo real pelo canal de WhatsApp da Defesa Civil de BH, além do monitoramento permanente feito durante o Carnaval.

Segundo o órgão, todas as informações também são repassadas ao posto de comando da Prefeitura, responsável por orientar a organização dos blocos e, se necessário, adotar medidas para garantir a segurança do público.

Leia também

Ouvindo...