A
Vídeos registrados por moradores mostram lojas tomadas pela água, mercadorias destruídas, materiais sendo descartados e carros submersos em vários pontos. Comerciantes tiveram perdas de produtos, equipamentos e móveis.
Vanderlei, que trabalha em um dos comércios atingidos, contou que a chuva foi “inesperada” e disse que a situação é “constrangedora”. O estabelecimento onde atua teve prejuízos superficiais, mas outros comerciantes tiveram danos mais graves.
“Foram 150 milímetros em poucas horas. É muita água, e nossa cidade não suporta essa quantidade de água”, afirmou. Segundo ele, a cidade de Manga não tem estrutura para lidar com esse tipo de temporal.
Veja vídeo dos prejuízos
Vídeo: Temporal em Manga, no Norte de Minas, deixa prejuízos em comércios
— Itatiaia (@itatiaia) November 28, 2025
Créditos: Imagens cedidas à Itatiaia pic.twitter.com/CxdWbAViEh
Temporal em Manga
A prefeitura montou um Comitê de Crise com equipes da administração municipal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. As vistorias e levantamentos dos danos continuam nesta sexta-feira (28). A Defesa Civil informou que a água começou a baixar e que o serviço de limpeza já está em andamento. As famílias afetadas devem retornar para as casas ao longo do dia.
Os bairros Centro e Nova Brasília foram os mais atingidos. Pelo menos 15 famílias precisaram deixar suas residências e buscar abrigo com parentes, vizinhos ou amigos. Dois muros caíram, mas ninguém ficou ferido.
O Executivo informou ainda que, em breve, divulgará as medidas adotadas para garantir assistência, segurança e suporte à população atingida.