‘Constrangedor’, diz comerciante sobre temporal em Manga que causou prejuízos

Chuva forte no Norte do estado destruiu mercadorias, invadiu lojas e deixou famílias fora de casa

Temporal em Manga, no Norte de Minas, deixa prejuízos em comércios

A tempestade que atingiu o munícipio de Manga, localizado no Norte de Minas, nessa última quinta-feira (27) deixou prejuizos a diversos comerciantes. Segundo a Defesa Civil Municipal, choveu cerca de 150 milímetros em menos de três horas, causando prejuízos principalmente na parte baixa da cidade.

Vídeos registrados por moradores mostram lojas tomadas pela água, mercadorias destruídas, materiais sendo descartados e carros submersos em vários pontos. Comerciantes tiveram perdas de produtos, equipamentos e móveis.

Vanderlei, que trabalha em um dos comércios atingidos, contou que a chuva foi “inesperada” e disse que a situação é “constrangedora”. O estabelecimento onde atua teve prejuízos superficiais, mas outros comerciantes tiveram danos mais graves.

“Foram 150 milímetros em poucas horas. É muita água, e nossa cidade não suporta essa quantidade de água”, afirmou. Segundo ele, a cidade de Manga não tem estrutura para lidar com esse tipo de temporal.

Veja vídeo dos prejuízos

Temporal em Manga

A prefeitura montou um Comitê de Crise com equipes da administração municipal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. As vistorias e levantamentos dos danos continuam nesta sexta-feira (28). A Defesa Civil informou que a água começou a baixar e que o serviço de limpeza já está em andamento. As famílias afetadas devem retornar para as casas ao longo do dia.

Os bairros Centro e Nova Brasília foram os mais atingidos. Pelo menos 15 famílias precisaram deixar suas residências e buscar abrigo com parentes, vizinhos ou amigos. Dois muros caíram, mas ninguém ficou ferido.

O Executivo informou ainda que, em breve, divulgará as medidas adotadas para garantir assistência, segurança e suporte à população atingida.

Leia também

Izabella Gomes é estudante de Jornalismo na PUC Minas e estagiária na Itatiaia. Atua como repórter no jornalismo digital, com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo.
Osmar Macedo é repórter da Itatiaia – Montes Claros. Jornalista formado pela UFMG e graduado em História pela Unimontes. Entre as coberturas que participou, destaca a tragédia na Creche Gente Inocente em Janaúba e a Canonização de Irmã Dulce, direto de Roma e do Vaticano.

Ouvindo...