O que mudou nas fronteiras do Norte do Brasil? IBGE explica

As mudanças foram anunciadas na sétima edição da Base Cartográfica Vetorial Continua do Brasil, a BC250, lançada na quarta-feira (26) pelo IBGE

Fronteira do Brasil com o Peru

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou nesta semana algumas mudanças no mapa do Brasil: a inclusão de uma cidade no Mato Grosso e a mudança na fronteira com seis países.

As mudanças foram anunciadas na sétima edição da Base Cartográfica Vetorial Continua do Brasil, a BC250, lançada na quarta-feira (26) pelo IBGE. Ela é atualizada a cada dois anos e tem informações que são importantes para o planejamento, monitoramento e gestão do território nacional.

A nova cidade é Boa Esperança do Norte, no Mato Grosso. Ela era um distrito de Sorriso-MT e foi emancipada em março de 2000, mas foi reconhecida apenas em 2023 e oficializada nesse ano. O principal problema era relacionado ao território que seria retirado da cidade de Nova Ubiratã.

Leia também

Qual foi a mudança na fronteira?

Já quanto à fronteira do Brasil, a mudança foi na dos seguintes países: Guiana Francesa, Guiana, Venezuela, Suriname, Colômbia e Peru.

Veja como ficou:

Fronteira do Brasil, segundo a sétima edição da Base Cartográfica Vetorial Continua do Brasil, a BC250

O instituto destacou que a mudança não impacta nas divisões político-administrativa do Brasil e dos outros países, servindo apenas como um “referencial orientativo”. A mudança não apresenta validade oficial nem probatória.

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.

Ouvindo...