Com calor intenso, prefeitura amplia distribuição de água em BH

A capital segue sob alerta, ao menos, até a próxima terça-feira (30); a previsão é de 34ªC nesta segunda (29)

PBH reforça ações para população em situação de rua em função de calor intenso na capital

Com as altas temperaturas registradas em Belo Horizonte, a prefeitura tem reforçado ações para reduzir os impactos do calor intenso, como a distribuição de copos de água para hidratação. A capital segue sob alerta, ao menos, até a próxima terça-feira (30).

Entre as medidas adotadas está a distribuição na Praça Rio Branco (Praça da Rodoviária), na região Central da capital.

Nos centros de acolhimento, abrigos e casas de passagem, a população atendida tem acesso a banho, sanitários e espaço para lavar roupas.

Por volta das 6h, segundo a Defesa Civil, a regional Pampulha registrou temperatura de 22,8 °C, com sensação térmica ainda maior, de 25,6 °C, no mesmo horário.

A sensação térmica é como o corpo percebe a temperatura, que pode ser diferente do que marca o termômetro. Umidade e vento influenciam essa percepção: em dias quentes e úmidos, o calor parece maior; em dias frios e com vento, o frio é mais intenso.

A menor temperatura oficial registrada foi de 21 °C.

Os termômetros subiram ao longo do dia. Após a capital registrar o dia mais quente do ano, Belo Horizonte pode chegar a 34 °C, com possibilidade de pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas isoladas a partir da tarde.

Calor afeta atendimento médico

Os efeitos do calor também atingiram serviços essenciais. A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) informou que um dos aparelhos de ar-condicionado da UTI Pediátrica do Hospital Infantil João Paulo II, no Centro, apresentou sobrecarga e instabilidade em razão das altas temperaturas.

Por causa do problema, três pacientes precisaram ser transferidos.

O alerta

Belo Horizonte e mais de 300 cidades de Minas Gerais estão sob alerta devido à onda de calor que atinge o estado. Ao todo, seis estados brasileiros estão em alerta vermelho de “grande perigo” para a onda de calor, que pode gerar temperaturas até 5 °C acima da média.

A capital mineira igualou seu recorde de temperatura registrado em 2025 nesse domingo (28), segundo a Defesa Civil Municipal.

Os termômetros registraram 35,5 °C na Região de Venda Nova, às 13h50, igualando o calorão registrado em 7 de outubro.

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

Ouvindo...