Belo Horizonte
Itatiaia

Com calor intenso, prefeitura amplia distribuição de água em BH

A capital segue sob alerta, ao menos, até a próxima terça-feira (30); a previsão é de 34ªC nesta segunda (29)

Por
PBH reforça ações para população em situação de rua em função de calor intenso na capital
PBH reforça ações para população em situação de rua em função de calor intenso na capital • Rodrigo Clemente/PBH

Com as altas temperaturas registradas em Belo Horizonte, a prefeitura tem reforçado ações para reduzir os impactos do calor intenso, como a distribuição de copos de água para hidratação. A capital segue sob alerta, ao menos, até a próxima terça-feira (30).

Entre as medidas adotadas está a distribuição na Praça Rio Branco (Praça da Rodoviária), na região Central da capital.

Nos centros de acolhimento, abrigos e casas de passagem, a população atendida tem acesso a banho, sanitários e espaço para lavar roupas.

Por volta das 6h, segundo a Defesa Civil, a regional Pampulha registrou temperatura de 22,8 °C, com sensação térmica ainda maior, de 25,6 °C, no mesmo horário.

A sensação térmica é como o corpo percebe a temperatura, que pode ser diferente do que marca o termômetro. Umidade e vento influenciam essa percepção: em dias quentes e úmidos, o calor parece maior; em dias frios e com vento, o frio é mais intenso.

A menor temperatura oficial registrada foi de 21 °C.

Os termômetros subiram ao longo do dia. Após a capital registrar o dia mais quente do ano, Belo Horizonte pode chegar a 34 °C, com possibilidade de pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas isoladas a partir da tarde.

Calor afeta atendimento médico

Os efeitos do calor também atingiram serviços essenciais. A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) informou que um dos aparelhos de ar-condicionado da UTI Pediátrica do Hospital Infantil João Paulo II, no Centro, apresentou sobrecarga e instabilidade em razão das altas temperaturas.

Por causa do problema, três pacientes precisaram ser transferidos.

O alerta

Belo Horizonte e mais de 300 cidades de Minas Gerais estão sob alerta devido à onda de calor que atinge o estado. Ao todo, seis estados brasileiros estão em alerta vermelho de “grande perigo” para a onda de calor, que pode gerar temperaturas até 5 °C acima da média.

A capital mineira igualou seu recorde de temperatura registrado em 2025 nesse domingo (28), segundo a Defesa Civil Municipal.

Os termômetros registraram 35,5 °C na Região de Venda Nova, às 13h50, igualando o calorão registrado em 7 de outubro.

Por

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.