Betim registra 17 ocorrências em razão das chuvas, diz Defesa Civil

Nas últimas 24 horas, o município acumulou até 96 milímetros de chuva; não há registro de vítimas

Alerta severo para tempestades em Betim

O número de ocorrências registradas em Betim em razão das chuvas subiu para 17 até o início da noite deste domingo (4). Apesar do aumento dos chamados, não há registro de vítimas nem de impacto a serviços públicos essenciais, segundo informações da Prefeitura e da Superintendência de Defesa Civil.

Nas últimas 24 horas, o município acumulou até 96 milímetros de chuva, volume que mantém o alerta para risco geológico em diferentes regiões da cidade. Desde o início do período chuvoso, equipes municipais atuam de forma ininterrupta, com monitoramento contínuo e atenção especial aos pontos de risco previamente mapeados.

A Defesa Civil permanece com equipes de prontidão para atendimento imediato às demandas. De forma integrada, agentes da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos) seguem trabalhando nos locais afetados, realizando a desobstrução de redes de drenagem, apoio em pontos de alagamento e interdições preventivas de vias, quando necessário, para garantir a segurança da população.

Chuva nas Avenidas Juiz Marco Tulio Isaac e Edmeia Matos Lazzarotti

Além das ocorrências já registradas anteriormente, novos chamados foram contabilizados ao longo do dia. Entre eles:

  • A queda de uma árvore sobre um veículo no bairro Residencial Lagoa — situação resolvida pelos próprios moradores, com a via já liberada
  • Infiltração em uma residência na rua Guapé, no bairro Dom Bosco, que ainda aguarda atendimento,
  • Alagamento na avenida Framboyant, entre as ruas Trindade e Nova Aurora, no bairro Cruzeiro do Sul.
  • Riscos de deslizamento de talude na rua Virgolândia, no bairro Nossa Senhora de Fátima, e na rua Decanopus, no bairro Cidade Verde

Na trincheira do PTB, que dá acesso à BR-381, o nível da água baixou e o trânsito foi liberado. A Via Expressa, na altura do bairro Vila Cristina, também voltou a operar normalmente no sentido Betim, após a desobstrução de bueiros realizada pelas equipes da Ecos.

A Prefeitura de Betim reforça que o acompanhamento segue ativo enquanto persistirem as condições climáticas adversas. Em caso de necessidade, a população pode acionar a Defesa Civil, que atende 24 horas pelo telefone 199.

Leia também

Jornalista graduada na PUC Minas. Trabalhou como repórter do caderno Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo. Atualmente, colabora com as editorias Turismo e Emprego & Concursos.

Ouvindo...