‘Alerta severo': Defesa Civil envia mensagem sobre risco de granizo em BH

Capital também segue sob onda de calor, com temperaturas que podem chegar a 34 °C

Granizo

Em meio ao calorzão, moradores da capital mineira foram surpreendidos com a mensagem da Defesa Civil alertando para a possibilidade de chuva de granizo nesta segunda-feira (29).

O alerta enviado por broadcast informa: “Possibilidade de granizo neste horário. Proteja-se”, e foi disparado às 13h23.

Mais cedo, o órgão já havia indicado chance de pancadas de chuva entre 20 e 30 mm, acompanhadas de raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h, até as 8h desta terça-feira (30).

Alerta chegou no celular no início desta tarde

Ao mesmo tempo, a capital segue sob alerta devido à atuação de uma massa de ar quente, que favorece a ocorrência de onda de calor de intensidade moderada a forte.

Leia também:

As temperaturas podem chegar a cerca de 33 °C no período da tarde até terça-feira (30).

O calor começou cedo: por volta das 6h, segundo a Defesa Civil, a regional Pampulha registrou temperatura de 22,8 °C, com sensação térmica ainda maior, de 25,6 °C, no mesmo horário.

A sensação térmica representa como o corpo percebe a temperatura, que pode ser diferente do valor registrado pelos termômetros. Fatores como umidade e vento influenciam essa percepção: em dias quentes e úmidos, o calor parece mais intenso; em dias frios e com vento, a sensação de frio aumenta.

Veja recomendações

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial para áreas de encostas e morros.
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.

Leia também

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.

Ouvindo...