Solstício de verão: entenda por que a estação começa com ‘atraso’

O verão começa no início da tarde deste domingo (21) com seis horas de ‘atraso’

O verão começa hoje no Hemisfério Sul

O verão começa com seis horas de “atraso” neste domingo (21) no Brasil. A única estação que inclui dois anos (2025/2026) inicia às 12h03 (horário de Brasília). Em 2024, o verão começou às 6h20 de um sábado.

Essa diferença de horários ocorre porque o ano civil de 365 dias não coincide exatamente com o tropical — o tempo real que a Terra leva para completar sua órbita ao redor do Sol. Essa diferença gera uma variação acumulada de aproximadamente 6 horas a cada ano.

Os solstícios e equinócios “atrasam”, a cada ano, algumas horas no calendário. Com isso, o verão pode ter início em horários e dias diferentes, caindo sempre em 20, 21 ou 22 de dezembro.

Leia também

Verão 2025/2026

O verão é caracterizado pela elevação da temperatura em todo o Hemisfério Sul. Durante a estação, os dias são mais longos do que as noites e podem ocorrer mudanças rápidas do tempo, sendo propício a chuvas intensas, ventos de moderados a fortes e queda de granizo.

A estação encerra em 20 de março de 2026, quando começa o outono no Hemisfério Sul. Para o primeiro trimestre de 2026, a expectativa é de que as temperaturas fiquem acima da média histórica na maior parte do Brasil.

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), “as projeções indicam volumes de chuva acima da média climatológica em grande parte da Região Norte e no estado do Rio Grande do Sul. Por outro lado, devem ocorrer chuvas abaixo da média na maior parte da Região Nordeste, além de partes dos estados de Tocantins, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro”.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

Ouvindo...