Um policial militar foi baleado no pescoço durante abordagem realizada nesta quinta-feira (7), na favela de Paraisópolis, Zona Sul de São Paulo. A ação foi filmada por populares.
No vídeo, é possível ver o policial, identificado como cabo Johannes Kennedy Santana, de 34 anos, e o autor do disparo em luta corporal, no meio da na Rua Itajubaquara, na Vila Andrade. O militar está com sua arma em punho, mas sem apontá-la para o suspeito. Outro homem aparece na imagem tentando soltar o abordado.
Em determinado momento, o autor saca um revólver e o mantém escondido até conseguir uma abertura para atirar à queima-roupa no PM, que cai. O atirador, então, foge com a arma em punho e outro homem recolhe a pistola do policial e deixa o local correndo.
Mesmo baleado, Santana conseguiu solicitar reforço pelo rádio, afirmando que havia sido baleado.
Veja o vídeo:
Segundo apuração da Itatiaia, o cabo Johannes foi socorrido pelo helicóptero Águia e encaminhado ao Hospital das Clínicas, onde permanece internado sob cuidados médicos.
De acordo com a CNN, o policial está consciente e não corre risco de morte. Apesar disso, teve uma vértebra da coluna quebrada, além do ferimento causado pelo tiro.
O policiamento foi reforçado na região e as escolas liberaram os alunos mais cedo.
Mãe investigada por morte de cinco filhos usou mesmo modus operandi por 15 anos Moto fica pendurada em muro do pátio do Detran após adolescentes tentarem roubá-la em Corinto MG: técnico é condenado a indenizar professor de aluno alvo de racismo; entenda
Suspeito teria participado de arrastão
A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) informou à Itatiaia que o caso está sendo registrado no 89º Distrito Policial e que as informações preliminares apontam que o suspeito havia participado de um arrastão na região da Chácara Santo Antônio. As ações criminosas deixaram, ao menos, nove vítimas.
Os bandidos estariam praticando roubos em três motos e um deles foi localizado pela PM, quando se iniciou uma perseguição.
O suspeito então entrou na favela de Paraisópolis, onde a ação se desenrolou. Antes do tiro, alguns populares teriam jogado pedras no policial, que estava sozinho no local.
SSP-SP emite nota
Em nota enviada à Itatiaia, a SSP-SP informou que há uma força-tarefa que visa localizar e prender os envolvidos, além de recuperar a arma do policial.
Leia na íntegra:
Um policial militar foi baleado na tarde desta quinta-feira (7), na região de Paraisópolis, zona oeste da capital. Ele acompanhava uma motocicleta ocupada por dois suspeitos envolvidos em uma série de roubos em Santo Amaro e, durante a abordagem, foi atingido por um disparo no pescoço. O PM foi socorrido pelo helicóptero Águia e encaminhado ao Hospital das Clínicas, onde permanece internado sob cuidados médicos.
O policiamento na região foi reforçado para localizar e prender os envolvidos, além de recuperar a arma do policial, levada durante a ação criminosa. O caso está sendo registrado no 89º Distrito Policial, e as informações preliminares apontam que os criminosos participaram de um arrastão com, ao menos, nove vítimas.