Ouvindo...

MP apura fraude em licitação de veículos da Câmara Municipal do Guarujá (SP)

O Gaeco, em parceria com a Polícia Civil e o Tribunal de Contas de São Paulo, cumpre oito mandados de busca e apreensão nesta quarta (24)

O Ministério Público de São Paulo realizou, na manhã desta quarta-feira (24), uma operação que investiga uma possível fraude à licitação que terminou com a assinatura de um contrato de locação de veículos pela Câmara Municipal de Guarujá, no litoral de São Paulo.

Batizada de Operação Via Fracta, a ação foi realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) em parceria com a Polícia Civil e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP). Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão em Guarujá, no litoral, São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, e na capital paulista.

As investigações começaram em 2024 após uma denúncia ao Gaeco sobre um suposto esquema entre empresas previamente coligadas — que, na verdade, fariam parte de um mesmo grupo — e o então presidente da Câmara dos Vereadores de Guarujá.

Leia também:

No decorrer das investigações, o Tribunal de Contas do Estado de SP (TCE-SP) realizou vistoria e apurou diversas irregularidades na execução contratual, confirmando o teor da denúncia.

De acordo com o MP, a investigação aponta superfaturamento e outros crimes relacionados ao pregão virtual de aluguel de veículos para uso profissional dos vereadores de Guarujá.

A Itatiaia procurou a Câmara Municipal de Guarujá para um posicionamento, mas ainda não houve retorno. O espaço segue aberto.

Leia também

Yuri Cavalieri é jornalista e pós-graduando em política e relações internacionais. Tem mais de 12 anos de experiência em rádio e televisão. É correspondente da Itatiaia em São Paulo. Formado pela Universidade São Judas Tadeu, na capital paulista, onde nasceu, começou a carreira na Rádio Bandeirantes, empresa na qual ficou por mais de 8 anos como editor, repórter e apresentador. Ainda no rádio, trabalhou durante 2 anos na CBN, como apurador e repórter. Na TV, passou pela Band duas vezes. Primeiro, como coordenador de Rede para os principais telejornais da emissora, como Jornal da Band, Brasil Urgente e Bora Brasil, e repórter para o Primeiro Jornal. Em sua segunda passagem trabalhou no núcleo de séries e reportagens especiais do Jornal da Band.