Desde a
Nesta terça (23), o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou que a Enel “presta um serviço ruim” e que pretende “varrer” a concessionária do estado. A fala foi dada durante reunião com prefeitos de 55 cidades paulistas que sofreram os impactos das fortes chuvas registradas no início da semana.
Leia também:
Toyota suspende produção de veículos no interior de SP após vendaval; veja imagens Supertufão Ragasa chega à China depois de deixar ao menos 15 mortos em Taiwan Temperatura máxima cai em BH e não deve passar de 27 °C; veja a previsão
“A Enel é sempre a concessionária que dá a pior resposta. É impressionante que se debata ainda ou que alguém cogite na prorrogação antecipada do contrato da Enel, o que está acontecendo hoje no Ministério de Minas e Energia. Isso não tem o menor cabimento, a gente tem alertado isso com frequência, é uma concessionária que, de fato, presta um serviço ruim que não pode mais estar aqui no estado de São Paulo. Nós vamos lutar com todas as forças até o fim para varrer essa concessionária do nosso estado”, afirmou Tarcísio.
Explicações ao Procon
O Procon-SP notificou a Enel Brasil para que apresente informações sobre as interrupções no fornecimento registradas em diferentes pontos da cidade de São Paulo desde a tarde de segunda-feira (22). A empresa tem 72 horas para explicar a falta de medidas efetivas de redução de danos e a demora na retomada do serviço.
O órgão acompanha de perto a situação, que se repete a cada período de chuvas, sempre com as mesmas justificativas apresentadas pela empresa e sem a adoção de medidas concretas para minimizar os impactos. Entre as principais falhas apontadas está a demora no restabelecimento da energia elétrica aos consumidores afetados.
Na notificação, o Procon Paulistano pede dois documentos, um plano de contingência atualizado, com medidas para enfrentar eventos climáticos extremos, incluindo manutenção, prevenção, resposta emergencial, pessoal e comunicação com os consumidores, e um demonstrativo de investimentos, detalhando ações, obras, tecnologias e aportes financeiros feitos no último ano, com valores, cronograma e resultados sobre a qualidade do fornecimento de energia em São Paulo.