Ouvindo...

Mais de 60% das denúncias de crimes na internet são de abuso infantil, aponta estudo

Número supera denúncias de outros crimes como racismo e violência contra a mulher, por exemplo

Crime supera outros como racismo e violência contra a mulher, por exemplo

A SaferNet registrou 49.336 denúncias anônimas de abuso e exploração sexual infantil na internet, entre janeiro e julho deste ano. O número representa um aumento de 18,9% em relação ao mesmo período de 2024.

Entre as denúncias recebidas pela SaferNet neste ano, as de crimes cibernéticos somam 64% do total. O número supera denúncias de outros crimes como racismo e violência contra a mulher, por exemplo.

Os crimes desse tipo agora contam com uma nova faceta. O uso de inteligência artificial para criar conteúdo com abuso sexual infantil, tanto por meio da manipulação de imagens reais quanto pela produção de materiais hiper-realistas, está cada vez mais comum.

Leia também

Para discutir sobre o uso da inteligência artificial generativa, a SaferNet abriu recentemente uma chamada pública para receber relatos de adolescentes que tenham sido vítimas da criação de imagens não consensuais com uso de inteligência artificial. A empresa também quer ouvir que tenham conhecimento de tais situações. O objetivo é analisar os casos e pensar em políticas de proteção mais eficazes.

Quem quiser participar pode usar o canal de ajuda da SaferNet ou um formulário especializado para recebimento de denúncias de deepfakes entre adolescentes.

Como denunciar

É possível denunciar páginas que contenham imagens de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes por meio da Central Nacional de Denúncias da Safernet Brasil , que é conveniada com o Ministério Público Federal. Em caso de suspeita de violência sexual, deve ser acionado o Disque 100.

Paula Arantes é estudante de jornalismo e estagiária do jornalismo digital da Itatiaia.