Ouvindo...

Mais de 1 mês fechado: Zoológico do Rio reabre ao público nesta quinta (21) após mortes de aves

Laboratório de Campinas confirmou contaminação por gripe aviária

BioParque do Rio

Após ficar mais de um mês fechado, o Zoológico do Rio de Janeiro, na Quinta da Boa Vista, na zona Norte da capital fluminense, reabre ao público nesta quinta-feira (21).

O local estava fechado temporariamente desde o dia 17 de julho, por medida preventiva, após 16 galinhas-d’angolas e dois pavões morrerem por gripe aviária na área da Savana Africana.

O anúncio foi divulgado nessa terça-feira (19) pelo BioParque. No comunicado, o zoológico informa que vai reabrir com mais segurança, “após reforçar os protocolos e monitoramento com acompanhamento da Secretaria de Agricultura do estado”.

As mortes das aves foram registradas em 17 de julho, após o serviço veterinário da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento receber alerta sobre mortes súbitas de galinhas-d’angola no local.

Em 22 de julho, o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Campinas, em São Paulo, referência na América do Sul no diagnóstico do vírus, confirmou tratar-se do subtipo H5N1 da gripe aviária.

Promoção

O BioParque informou ainda uma promoção para crianças até 12 anos, que terão gratuidade em ingressos adquiridos pelo site até o dia 31 de agosto próximo.

Para comemorar a reabertura, haverá uma programação especial, no próximo sábado (23) e no domingo (24). A festa terá atrações circenses e atividades educativas sobre a gripe aviária, em parceria com a Superintendência de Defesa Agropecuária do estado.

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.