Ouvindo...

Mais de 2 milhões de aposentados do INSS ainda precisam fazer prova de vida

O advogado especialista em Direito Previdenciário Felipe Roberto explicou que a checagem pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS, disponível no portal Gov.br

Fachada da sede do INSS, em Brasília

Mais de 2 milhões de aposentados brasileiros do INSS ainda não realizaram a prova de vida e devem ficar atentos para não ter o benefício bloqueado. Além disso, é importante redobrar o cuidado com golpes que usam o procedimento como isca.

O advogado especialista em Direito Previdenciário Felipe Roberto explicou que a checagem pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS, disponível no portal Gov.br.

Leia também: Fraude INSS: Moraes vota para validar plano do governo para ressarcir aposentados
Fila no INSS: Senado aprova pagamento extra a servidores para agilizar análise

“Ao acessar, o beneficiário vai encontrar uma mensagem informando se é necessário fazer a prova de vida. Outra forma é consultar o extrato de pagamento no banco, onde também constará o aviso”, destacou.

Leia também

Se houver suspensão, o pagamento só é restabelecido após a regularização. “Caso a situação não seja resolvida, o ideal é procurar um advogado especializado”, orientou.

O especialista reforçou ainda que o INSS não envia mensagens de texto ou WhatsApp solicitando a prova de vida. “Ela deve ser feita pelo reconhecimento facial no aplicativo ou pessoalmente no banco, junto ao gerente”, alertou.

Jornalista formado na Estácio de Sá, tem experiência como repórter, editor e apresentador. É repórter da rádio Itatiaia na editoria de cidades