O Sistema de Alerta Rápido sobre Drogas (SAR) identificou a circulação de três novas
As balas de “cogumelo mágico” com as novas drogas já haviam sido detectadas em países como Chile, Canadá e Bélgica. A substância foi encontrada Polícia Científica de Santa Catarina com o apoio da Polícia Federal.
A terceira substância, N-pirrolidino protonitazeno, foi identificada no exame de um paciente que relatou ter consumido álcool e um comprimido. Trata-se de uma droga sintética da classe dos Nitazenos, já identificado no Canadá, França e Alemanha.
A descoberta aconteceu no Laboratório de Toxicologia Analítica e o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Campinas (CIATox-Campinas). A secretária de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos, Marta Machado, destaca a importância de identificar essas novas drogas.
“Isso é fundamental tanto do ponto de vista do enfrentamento aos mercados ilegais quanto do ponto de vista da prevenção no campo da política sobre drogas”, avalia. Para isso, o SAR conta com o serviço de denúncias, que pode ser usado por qualquer um.
Os registros podem ser encaminhados para o e-mail sar@mj.gov.br. É importante que os relatos sejam detalhados, com informações completas, para apoiar a correta avaliação dos casos. O comitê técnico avalia as ocorrências e compartilha os dados com suas redes de especialistas.