Ouvindo...

Esmeraldas e pepitas gigantes: conheça os maiores tesouros descobertos no Brasil

Descobertas de joias minerais indicam que o Brasil ainda pode guardar tesouros escondidos

Pepita Canaã é a maior pepita já encontrada no Brasil, descoberta em 1983 em Serra Pelada, no Pará, pelo garimpeiro paraense Júlio de Deus Filho

O Brasil tem um dos maiores potenciais minerais do mundo e já foi o cenário de descobertas de grandes riquezas. Entre as principais delas está a Esmeralda Bahia, por exemplo. Encontrada em 2001, trata-se de um bloco de rocha com várias esmeraldas gigantes incrustadas, pesando mais de 340 quilos.

Outra riqueza descoberta em solo brasileiro é a Pepita Canaã, encontrada em Serra Pelada, no Pará, nos anos 1980. A joia é a maior pepita de ouro em exposição no mundo, com mais de 60 quilos de ouro bruto. A peça está exposta no Museu de Valores do Banco Central, em Brasília.

Leia também

Para os cientistas, o Brasil ainda pode abrigar outras dessas relíquias, já que têm grandes áreas com potencial mineral que ainda não foram exploradas, especialmente na Amazônia. Por outro lado, é preciso se atentar ao impacto ambiental dessa prática e à proteção de terras indígenas.

Qual o destino desses achados?

Essas descobertas, muitas vezes, acontecem de forma acidental, por garimpeiros que dedicam suas vidas em busca da sorte grande. Depois, a peça pode seguir caminhos diferentes.

O ideal é que seja registrada e comercializada legalmente. No caso de peças excepcionais, como a Pepita Canaã, o próprio governo pode adquiri-la por seu valor histórico e geológico. Também é possível que as relíquias sejam leiloadas e compradas por colecionadores anônimos ou joalherias de luxo.

Paula Arantes é estudante de jornalismo e estagiária do jornalismo digital da Itatiaia.