O Brasil tem um dos maiores potenciais minerais do mundo e já foi o cenário de descobertas de grandes riquezas. Entre as principais delas está a Esmeralda Bahia, por exemplo. Encontrada em 2001, trata-se de um bloco de rocha com várias esmeraldas gigantes incrustadas, pesando mais de 340 quilos.
Outra riqueza descoberta em solo brasileiro é a Pepita Canaã, encontrada em
Para os cientistas, o Brasil ainda pode abrigar outras dessas relíquias, já que têm grandes áreas com potencial mineral que ainda não foram exploradas, especialmente na Amazônia. Por outro lado, é preciso se atentar ao impacto ambiental dessa prática e à proteção de terras indígenas.
Qual o destino desses achados?
Essas descobertas, muitas vezes, acontecem de forma acidental, por garimpeiros que dedicam suas vidas em busca da sorte grande. Depois, a peça pode seguir caminhos diferentes.
O ideal é que seja registrada e comercializada legalmente. No caso de peças excepcionais, como a Pepita Canaã, o próprio governo pode adquiri-la por seu valor histórico e geológico. Também é possível que as relíquias sejam leiloadas e compradas por colecionadores anônimos ou joalherias de luxo.