Ouvindo...

Drones fecham Aeroporto de Guarulhos (SP), provocando atrasos, cancelamentos e longas filas

Na noite dessa quarta-feira (11), dezenas de voos foram cancelados ou desviados por conta da presença de drones na cabeceira da pista de um dos maiores aeroporto do país

O Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, teve seus pousos e decolagens interrompidos, na noite dessa quarta-feira (11), por conta da presença de ao menos seis drones. A operação ficou paralisada por 46 minutos no total, mas já foi retomada.

Funcionários do Terminal acionaram a Polícia Militar relatando que três indivíduos invadiram a área restrita do aeroporto e estavam operando cerca de seis drones em uma região que prejudicava a operação do aeroporto.

Leia também:

Por volta das 22h45, a PM recebeu outro acionamento, afirmando que três drones ainda estavam no local. Policiais militares realizaram patrulhamento no entorno do aeroporto, mas ninguém foi identificado e nem detido.

Os funcionários relataram que existe a suspeita de que esses três homens tenham invadido a área restrita para monitorar voos que teriam a bordo pessoas relacionadas ao tráfico de drogas.

Em nota, a GRU Airport, que administra o Aeroporto de Guarulhos, afirmou que “suspendeu momentaneamente pousos e decolagens devido à presença de drones no local. Imediatamente, as autoridades competentes foram acionadas e as operações já estão normalizadas”.

O que dizem as companhias aéreas?

A LATAM informou que mais de 20 voos da companhia com origem ou destino no Aeroporto de Guarulhos foram impactados após a suspensão das operações de pouso e decolagem devido à presença de drones.

Já a GOL disse que dois voos precisaram ser cancelados e outros 10 foram alternados para aeroportos próximos. De acordo com a companhia, grande parte dessas aeronaves alternadas seguiu novamente para Guarulhos após reabastecimento e normalização das operações no Aeroporto.

A Azul afirmou que dois voos tiveram problemas. O voo AD2774 (Cuiabá-Guarulhos) precisou alternar para Ribeirão Preto, onde abasteceu e retornou para São Paulo. Já o voo AD6073 (Belém-Guarulhos) alternou para Viracopos, em Campinas (SP), onde ocorreu o desembarque dos passageiros.

*Com informações da CNN Brasil

Leia também

Yuri Cavalieri é jornalista e pós-graduando em política e relações internacionais. Tem mais de 12 anos de experiência em rádio e televisão. É correspondente da Itatiaia em São Paulo. Formado pela Universidade São Judas Tadeu, na capital paulista, onde nasceu, começou a carreira na Rádio Bandeirantes, empresa na qual ficou por mais de 8 anos como editor, repórter e apresentador. Ainda no rádio, trabalhou durante 2 anos na CBN, como apurador e repórter. Na TV, passou pela Band duas vezes. Primeiro, como coordenador de Rede para os principais telejornais da emissora, como Jornal da Band, Brasil Urgente e Bora Brasil, e repórter para o Primeiro Jornal. Em sua segunda passagem trabalhou no núcleo de séries e reportagens especiais do Jornal da Band.