Cerca de 300 celulares foram entregues pela Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP) aos verdadeiros donos, nessa quarta-feira (24), em todo Estado de São Paulo. Os
Os
Apenas na capital paulista, cerca de 140 pessoas vítimas do crime foram chamadas à sede do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) para reaver o aparelho.
A ação faz parte de um programa do Governo de São Paulo chamado SP “Mobile”. A intenção é rastrear os aparelhos que foram roubados ou furtados e depois foram reativados por terceiros.
Influenciadora tem vídeos íntimos divulgados após roubo de celular Trio da ‘Gang da Maçã' é preso em BH por roubo de celulares São Luís é a capital com mais roubos de celulares no país em 2024
Só neste mês, em torno de 700 notificações foram encaminhadas às pessoas que estavam em posse de algum aparelho que foi fruto de roubo ou furto. As pessoas foram chamadas na delegacia para comprovar a origem do celular ou devolvê-lo voluntariamente.
De acordo com o Núcleo Estratégico Interdisciplinar do Sistema SP Mobile, a maioria das pessoas notificadas até agora afirmou que havia comprado o celular em estabelecimentos comerciais ou de terceiros, mas disseram que não sabiam a origem do produto.
No início do mês, após receber mensagens do programa, um homem procurou a polícia para devolver um celular com registro de furto e disse que havia comprado o produto em uma loja. Após diligências, os agentes foram até o local da compra, uma loja, no centro da capital, onde localizaram outro aparelho furtado e apreenderam nove celulares sem nota fiscal. O responsável pelo estabelecimento foi preso em flagrante por receptação.
Governo vai notificar pelo WhatsApp quem estiver usando celular roubado Matheus, que faz dupla com Kauan, tem celular roubado e fortuna retirada Dupla em moto rouba celular no Santa Tereza, cai durante fuga e é presa
Em outra ocorrência, durante ação de policiais na região do Brás, um suspeito foi abordado após tentar esconder uma bolsa. Dentro dela, havia um celular com queixa de furto registrada em outubro do ano passado. O homem também foi preso em flagrante por receptação dolosa.
Em Catanduva, no interior paulista, policiais rastrearam um celular roubado por meio do número do Imei. A atual proprietária, que havia adquirido o aparelho de uma mulher já presa, também foi detida em flagrante por receptação.
O projeto começou pela capital paulista e se expandiu para todo o estado em junho deste ano. Desde então, 8.100 aparelhos foram recuperados, sendo que 3,6 mil já foram devolvidos aos donos.
Apenas no primeiro semestre deste ano, mais de 152 mil celulares foram roubados ou roubados em todo o estado de São Paulo.