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Clientes da Amazon são alvo de golpes no WhatsApp; saiba como se proteger

Segundo a empresa, golpistas utilizam dados dos clientes e criam mensagens falsas no WhatsApp, nas redes sociais e em sites fraudulentos

Clientes da Amazon denunciaram, em suas redes sociais, que estão sendo alvos de um novo golpe via WhatsApp, após as compras durante o Prime Day.

Na rede social X (antigo Twitter), diversos usuários compartilharam os prints das mensagens que receberam. Os golpistas tentam se passar por organizações idôneas, como a Amazon e empresas de entrega.

Os casos mais recentes foram, em sua maioria, em nome da Total Express, transportada e empresa de e-commerce. A mensagem utiliza dados reais de compras anteriores, alega uma suposta “pendência” na entrega

A mensagem direciona o cliente para um link falso que gera uma chave Pix. No entanto, o pagamento é direcionado para uma empresa de fachada.

Veja o print:

“usaram meus dados da encomenda pra aplicar um golpe via WhatsApp”, compartilha o usuário na rede social X.

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Como se proteger de golpes no whatsapp?

A Amazon informou ter implementado uma “tecnologia de verificação de e-mail em mais de 20 países para facilitar a identificação de tentativas de phishing e dificultar a fraude cometida por golpistas”.

A empresa recomenda ainda:

  • Utilize uma senha exclusiva para sua conta da Amazon e que não seja utilizada para outras contas online.
  • Saia da conta quando terminar de usar um computador compartilhado.
  • Além disso, entenda como denunciar uma fraude clicando aqui.

Como agir caso receba um golpe no whatsapp?

  • Caso receba uma mensagem sobre uma compra que não realizou, entre em sua conta e confira seu histórico de pedidos antes de tomar qualquer ação.
  • Não clique em links suspeitos de e-mails ou mensagens recebidas via WhatsApp ou SMS.
  • A Amazon e outras empresas não pedem pagamentos via telefone, e-mail, WhatsApp, SMS ou redes sociais.
  • Normalmente, todas as compras são pagas dentro do site da ou de seu app oficial. Fique atento se receber mensagens ou ligações com falsas urgências, pedidos de informações pessoais, solicitações de pagamento via cartão de crédito, pix, boleto ou transferência bancária.
  • O site da Amazon disponibiliza mais informações que podem auxiliar a identificar uma fraude.

Segurança na entrega de compras online da Amazon

  • A amazon sempre envia um e-mail assim que seu pedido foi realizado e o pagamento confirmado.
  • Quando a compra sair para a entrega, você receberá um e-mail com a data estipulada para a entrega.
  • Tanto no site da Amazon quanto no app, você pode acompanhar o rastreio de suas compras.
  • Caso receba um pacote de um pedido que não realizou, não aceite o recebimento.

O mais importante: nunca faça pagamentos solicitados por telefone, e-mail, WhatsApp ou qualquer dispositivo de mensagem. Se você receber uma cobrança suspeita, entre em contato conosco imediatamente através do e-mail reportascam@amazon.com.

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo