Enem 2025: saiba quando gabarito oficial do segundo dia será liberado

Neste domingo (16), estudantes responderam questões de Ciências da Natureza e Matemática; aplicação terminou às 18h30

Enem 2025

A aplicação do 2° dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terminou às 18h30 deste domingo (16). Neste fim de semana, os participantes responderam questões de Ciências da Natureza e Matemática. Após o fim do exame, o que fica é a expectativa pela correção e a nota.

Leia também

Embora o resultado consolidado seja liberado apenas em janeiro, ainda é possível conferir questão por questão. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza o Enem, os gabaritos das provas objetivas serão divulgados até o 10° dia útil após o 2° dia de aplicação.

Apesar da previsão, não existe uma data fixa para liberação das respostas do exame. É possível, inclusive que haja uma antecipação, como ocorreu com o gabarito do primeiro dia. Na ocasião, as respostas foram liberadas, de forma inédita, na última quinta-feira (13). Antes, o gabarito era liberado apenas depois do segundo dia de prova.

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no portal do Inep, a partir da seção Provas e Gabaritos. Antes da liberação oficial, os candidatos poderão conferir o gabarito extraoficial do segundo dia de aula divulgado pela Itatiaia e Chromos. Veja aqui.

No primeiro dia do exame, ocorrido no domingo (9), dos mais de 4,81 milhões inscritos confirmados, 27% faltaram ao primeiro dia de provas. Na ocasião, os estudantes resolveram questões de linguagens e ciências humanas, além da redação, com o tema “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.

Enem 2025

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, a prova tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil.

Por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), os estudantes possuem portas de entradas para diversas faculdades em todo o país.

Além disso, instituições de ensino públicas e privadas também utilizam o Enem para selecionar os estudantes como critério único ou complementar aos processos seletivos. A prova também pode ser usada como forma de ingresso para instituições internacionais, como universidades portuguesas.

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas

Ouvindo...