A
Causada por uma massa de ar polar que vem da Argentina, as temperaturas devem cair drasticamente ainda hoje, no Rio Grande do Sul, especialmente entre Santa Catarina e o Paraná. A 5ª onda de frio deve marcar um período gelado no Sul, Sudeste e Centro-Oeste e deve se estender até a próxima quarta-feira (13).
Ainda conforme o instituto, desta vez a 5ª onda de frio terá mais dias consecutivos com mínimas e máximas baixas — e muitas regiões irão sentir frio por mais tempo.
Confira as regiões mais afetadas:
- Grande parte do Sul — exceto o extremo sul e região do litoral do RS
- São Paulo
- Sul e Triângulo de Minas Gerais
- Sul do Rio de Janeiro
- Mato Grosso do Sul
- Sul do Mato Grosso
- Extremo sul de Goiás
No mapa apresentado pelo Climatempo, a região azul-clara também terá queda de temperatura, porém, sem classificar como onda de frio. Sendo assim, os estados e cidades terão alguns dias mais gelados, com temperaturas entre 3° e 5 °C abaixo da média climatológica.
Nova onda de frio no Brasil – 5º episódio de 08 a 13 de agosto.
Possibilidade de geada
O Climatempo alerta também para algumas partes do Brasil que correm o risco de geada, como a parte do Sul e Mato Grosso do Sul.
As cidades do interior de SP podem registrar o fenômeno, mas, principalmente:
- Região de Piracicaba
- Tatuí
- Rio Claro
- Serra Negra
- Botucatu
- Boituva
Além do extremo sul de Minas Gerais, como Maria da Fé e o distrito de Monte Verde.
5ª onda de frio deve provocar mínimas recordes
A nova onda de frio pode provocar também mínimas baixas já na próxima segunda-feira (11), segundo o Climatempo. Em São Paulo, as mínimas podem variar entre 8 e 9 °C deste domingo até a próxima terça-feira (12), e as máximas não devem passar de 16 a 20 °C.