A Polícia Militar realiza, neste sábado (31), uma ação integrada com as forças de segurança do Ceará, em busca lideranças criminosas do estado nordestino que estão escondidas na Rocinha, Zona Sul do Rio.
A polícia descobriu que bandidos do Ceará estariam comandando da favela carioca o crime organizado à distância. Segundo o Governo do Estado do Rio, a operação é resultado de meses de investigações dos setores de Inteligência dos governos do Rio e do Ceará, acompanhadas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), do Ministério Público do Ceará.
Drones e outros recursos tecnológicos estão sendo utilizados para mapear a área e garantir a segurança das equipes. Participam da operação policiais do Comando de Operações Especiais (COE), que reúne o Batalhão de Operações Especiais (Bope), o Batalhão de Choque e o Primeiro Comando de Área.
Também participam da ação integrada equipes da Polícia Civil do Ceará e da inteligência integrada entre os dois estados.
Em suas redes sociais, o governador Cláudio Castro, que monitorada a operação do Quartel da PM, compartilhou imagens de alguns dos armamentos apreendidos. Até o momento, foram apreendidos armamentos de guerra — quatro fuzis — além de três pistolas, diversos celulares e um rádio transmissor.