Ouvindo...

França anuncia que vai inaugurar Centro Pompidou no Brasil; saiba onde

Arquiteto paraguaio Solano Benítez será o responsável por projetar o novo museu

A França anunciou a assinatura de um acordo para a criação de um Centro Pompidou no Brasil. O município de Foz do Iguaçu, no estado do Paraná, irá receber a primeira filial latino-americana do museu de arte moderna e contemporânea com inauguração prevista para novembro 2027.

O local escolhido situa-se “no coração da região da Tríplice Fronteira [entre Brasil, Paraguai e Uruguai]”, perto das Cataratas do Iguaçu. O acordo foi anunciado poucos dias antes de uma visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à França.

Segundo o Ministério da Cultura francês, o projeto “marca uma nova etapa na cooperação entre França e Brasil, baseada nos valores comuns de compartilhamento, da criatividade e da abertura ao mundo”. Laurent Le Bon, presidente do Centro Pompidou, afirmou que “Este projeto excepcional é resultado de uma relação de confiança com o estado do Paraná e de um compromisso compartilhado com a criação contemporânea”. Ele acrescentou que o projeto “testemunha o impulso internacional do Centro Pompidou e a força do vínculo cultural entre França e Brasil”.

O arquiteto paraguaio Solano Benítez será o responsável por projetar o novo museu. Sua missão é criar um edifício “inovador e respeitoso do meio ambiente”. Solano, nascido em Assunção em 1963, especializa-se em tijolo e materiais brutos.

A previsão é que o centro irá oferecer uma programação multidisciplinar que misturará exposições, espetáculos ao vivo, grandes ciclos de cinema, festivais, conferências e residências de artistas.

A nova unidade surge às vésperas do fechamento do edifício histórico do Centro Pompidou em Paris, previsto para 22 de setembro, para obras de reforma que devem durar, pelo menos, cinco anos. Dessa forma, a criação da filial em Foz do Iguaçu “incorpora a vontade do Centro de fazer circular sua coleção e a riqueza de sua programação multidisciplinar, em um espírito de diálogo entre culturas e com o objetivo de tornar a arte acessível ao maior número de pessoas, em todo o mundo”.

Assim como a sede parisiense, a unidade em Foz do Iguaçu será construída diante de “uma praça aberta ao público” e abrigará oficinas educativas, uma biblioteca de pesquisa, laboratórios artísticos e lojas, entre outros espaços. O Centro Pompidou já possui unidades em Málaga, Xangai, Bruxelas, Al Ula e, em breve, Seul, e, agora, no Brasil.

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.