Ouvindo...

Aumento no preço da energia elétrica: bandeira de junho será vermelha

Mudança é provocada pela diminuição da produção de energia nas hidrelétricas

.

O preço da energia elétrica a partir de junho será calculado com base no patamar 1 da bandeira vermelha, ou seja, haverá aumento do custo. A notícia foi anunciada pela Agência Nacional de Energia Elétrica nesta sexta-feira (30).

Segundo o órgão, a mudança irá significar um adicional de R$ 4,46 a cada 100 kW/h (quilowatt-hora) consumidos. O aumento na tarifa é provocado pelas afluências abaixo da média em todos as usinas do Brasil - dessa forma, haverá uma redução da geração hidrelétrica. No Brasil, quando há diminuição de produção energética por meio das hidrelétricas, é necessária a utilização de outras fontes mais caras, como as usinas termelétricas.

Sobre as bandeiras tarifárias

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela ANEEL em 2015 para indicar, aos consumidores, os custos da geração de energia no Brasil. Ele reflete o custo variável da produção de energia, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.

Leia também

Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento