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Azul aciona ‘Capítulo 11' e busca reestruturação financeira bilionária nos EUA

Companhia aérea disse que deve eliminar mais de US$ 2 bilhões de dívida e que continuará a cumprir seus compromissos

Companhia aérea disse que deve eliminar mais de US$ 2 bilhões de dívida e que continuará a cumprir seus compromissos.

A empresa aérea Azul informou nesta quarta-feira (28) que acionou o Capítulo 11 da Lei de Falências norte-americana, ou “Chapter 11", dando entrada no pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos. De acordo com a empresa, o processo contempla US$ 1,6 bilhão em financiamento e deve eliminar mais de US$ 2 bilhões de dívida, além de prever até US$ 950 milhões em novos aportes.

A Azul citou que firmou acordos com seus principais parceiros financeiros, incluindo os detentores de títulos de dívida existentes, a arrendadora de aeronaves AerCap e os parceiros estratégicos United Airlines e American Airlines, para apoiar a reestruturação. No comunicado aos investidores, John Rodgerson, CEO da Azul, atribuiu as dificuldades financeiras da companhia à pandemia de Covid-19, turbulências macroeconômicas e problemas na cadeia de suprimentos da aviação.

“Com uma abordagem colaborativa e o apoio dos nossos parceiros, tomamos a decisão estratégica de iniciar uma reestruturação financeira voluntária com um movimento proativo para otimizar a nossa estrutura de capital – que foi sobrecarregada pela pandemia da Covid-19, turbulências macroeconômicas e por problemas na cadeia de suprimentos da Aviação. Nossa estratégia não se resume apenas à reorganização financeira”, acrescentou.

A iniciativa da Azul segue os passos da Aeroméxico, da colombiana Avianca e de suas duas maiores rivais, Gol e LATAM Airlines, que buscaram recuperação judicial nos últimos anos devido a endividamentos elevados.

Desde o ano passado, a Azul tentava reestruturar seu balanço, tendo fechado um acordo com arrendadores de aeronaves para eliminar US$550 milhões em dívidas em troca de uma participação acionária de cerca de 20%, além de um acordo com os credores financeiros para levantar mais US$500 milhões.

A Azul também assegurou que continuará a cumprir seus compromissos com clientes, incluindo passagens adquiridas para voos futuros. O processo de ‘Chapter 11' permite à companhia reestruturar suas obrigações enquanto mantém a operação normal. A expectativa é que o processo seja finalizado entre o fim deste ano ou início de 2026, segundo o Globo.

O que é o Chapter 11?

O ‘Chapter 11' é uma ferramenta jurídica da Lei de Falências dos EUA. Ele pode ser acionado para suspender a execução de dívidas e permitir que a empresa proponha um plano de reestruturação financeira e operacional, de maneira que a companhia siga operante e consiga mais tempo para pagar seus credores.

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Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.