O Brasil recebeu neste final de semana mais um grupo de cidadãos brasileiros deportados dos Estados Unidos. A ação, coordenada pelo Governo Federal, trouxe ao país 103 brasileiros que desembarcaram no sábado (24) no Aeroporto Internacional de Fortaleza, no Ceará.
Entre os passageiros, 90 são homens e 13 mulheres, sendo que a maior parte (38%) está na faixa etária entre 18 e 29 anos. Três pessoas com pendências judiciais no Brasil foram detidas pela Polícia Federal assim que chegaram. Outros 76 seguiram viagem para Belo Horizonte, em Minas Gerais, em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB).
Os repatriados receberam kits de higiene, alimentação, apoio psicossocial e orientações sobre como acessar serviços públicos essenciais, como o Sistema Único de Saúde (SUS), o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), além de assistência jurídica por meio da Defensoria Pública da União e orientação consular. Pessoas em situação de vulnerabilidade, como idosos e pessoas com deficiência recebem acompanhamento especializado.
A operação faz parte de um esforço brasileiro diante da política dos Estados Unidos, que têm intensificado ações de deportação desde a eleição do presidente Donald Trump. Desde fevereiro deste ano, o país já repatriou 783 cidadãos brasileiros em oito operações realizadas até agora.