Os principais serviços de telecomunicações do Brasil (telefonia móvel e fixa, banda larga fixa e TV por assinatura) tiveram 346,9 milhões de acessos em 2024, o que representa aumento de 1,38% em relação a 2023.
Os dados foram divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), no Relatório Anual de Gestão 2024, nesta semana.
A banda larga fixa foi a que teve maior crescimento, com um aumento de 6,9%, seguida pela telefonia móvel (+2,8%). Já a banda larga móvel cresceu 3,4%, totalizando 243,7 milhões de acessos, sendo a maioria por 4G. O 5G e 3G vem em seguida.
PM apreende bloqueador de sinal de GPS de aeronaves no Aglomerado da Serra, em BH Quem usa IPTV pode ser preso? Entenda o que é crime quando o assunto é pirataria
Segundo o relatório, 84,46% da população brasileira tem acesso à internet no Brasil. Para que o número fosse esse, a agência liberou a instalação do 5G standalone na faixa de 3,5 GHz em 5.570 municípios e concluiu o 1º leilão reverso, que tinha o objetivo de levar telefonia móvel e internet a locais sem cobertura.
“Até o final de 2024, a meta era de que as prestadoras vencedoras do leilão instalassem pelo menos uma Estação Rádio Base (ERB) para cada 30 mil habitantes nas capitais e no Distrito Federal. Mas já estão registrados 748 municípios com estações licenciadas e quase 30 mil ERBs instaladas em todo o país”, destacou o presidente da Anatel,
Ainda segundo o presidente, “esse quantitativo excede as metas de densidade de antenas previstas para julho de 2025 nas capitais, totalizando mais de 34 milhões de usuários com celulares compatíveis, que já podem acessar a internet via 5G”.