Ouvindo...

O que é Instituto Terra, organização criada por Sebastião Salgado e pela esposa no Vale do Rio Doce

A organização foi criada em Aimorés, Minas Gerais, com o intuito de restaurar a floresta na antiga fazenda da família

Sebastião e Lélia Salgado, criadores do Instituto Terra

Morreu nesta sexta-feira (23) um dos maiores fotógrafos do Brasil e do mundo, o mineiro Sebastião Salgado, aos 81 anos. Junto da esposa, Lélia Deluiz Wanick Salgado, ele criou, em 1998, o Instituto Terra.

A organização foi criada em Aimorés, Minas Gerais, com o intuito de restaurar a floresta na antiga fazenda da família e, hoje, 27 anos depois, com o plantio de árvores, o instituto recupera a biodiversidade da Mata Atlântica e promove o Desenvolvimento Rural Sustentável na Bacia do Rio Doce.

O Rio Doce é o principal foco do instituto, que usa o ‘conhecimento adquirido com a restauração ecossistêmica para transformar a bacia do Rio Doce’, segundo o site. “Aliando a agricultura com a floresta, recuperando nascentes e promovendo educação ambiental para milhares de pessoas”, descrevia o portal do instituto.

A organização já plantou mais de sete milhões de mudas, com mais de 300 espécies nativas e mais de 228 espécies de volta à fauna. Além disso, há mais de 2 mil nascentes em recuperação e mais de mil hectares mobilizados. Com isso, mais de 90 mil pessoas foram impactadas e mais de 237 Agentes em Restauração Ecossistêmica foram formados.

Leia também

Instituto lamentou perda

Pelas redes sociais, o Instituto Terra lamentou a morte de Salgado. Ele morreu devido a complicações da Malária.

“Sebastião foi muito mais do que um dos maiores fotógrafos de nosso tempo. Ao lado de sua companheira de vida, Lélia Deluiz Wanick Salgado, semeou esperança onde havia devastação e fez florescer a ideia de que a restauração ambiental é também um gesto profundo de amor pela humanidade. Sua lente revelou o mundo e suas contradições; sua vida, o poder da ação transformadora”, escreveu o instituto.

“Neste momento de luto, expressamos nossa solidariedade a Lélia, a seus filhos Juliano e Rodrigo, seus netos Flávio e Nara, e a todos os familiares e amigos que compartilham conosco a dor dessa perda imensa. Seguiremos honrando seu legado, cultivando a terra, a justiça e a beleza que ele tanto acreditou ser possível restaurar”
Instituto Terra, em nota

Morre Sebastião Salgado

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.