Ouvindo...

Instituto Terra lamenta morte de Sebastião Salgado: ‘Fundador, mestre e eterno inspirador’

O instituto foi fundado pelo fotógrafo e pela esposa, Lélia Deluiz Wanick Salgado, em 1998, na cidade de Aimorés, no Vale do Rio Doce

Fotógrafo Sebastião Salgado morreu aos 81 anos

O Instituto Terra lamentou, nesta sexta-feira (23), a morte do fundador, o fotógrafo Sebastião Salgado, aos 81 anos, em decorrência de complicações da Malária.

O instituto foi fundado pelo fotógrafo e pela esposa, Lélia Deluiz Wanick Salgado, em 1998, na cidade de Aimorés, no Vale do Rio Doce, com o objetivo de desenvolver ações de recuperação e educação ambiental, além de promover o desenvolvimento sustentável na região, segundo o BNDES.

“Sebastião foi muito mais do que um dos maiores fotógrafos de nosso tempo. Ao lado de sua companheira de vida, Lélia Deluiz Wanick Salgado, semeou esperança onde havia devastação e fez florescer a ideia de que a restauração ambiental é também um gesto profundo de amor pela humanidade. Sua lente revelou o mundo e suas contradições; sua vida, o poder da ação transformadora”, escreveu o instituto.

Sebastião deixa a esposa e dois filhos, Juliano e Rodrigo, além de dois netos, Flávio e Nara. “Neste momento de luto, expressamos nossa solidariedade a Lélia, a seus filhos Juliano e Rodrigo, seus netos Flávio e Nara, e a todos os familiares e amigos que compartilham conosco a dor dessa perda imensa. Seguiremos honrando seu legado, cultivando a terra, a justiça e a beleza que ele tanto acreditou ser possível restaurar”, dizia a nota.

Leia também

Morre Sebastião Salgado

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.